Conif lança sua Política de Comunicação
A publicação traz diretrizes para fortalecer a comunicação institucional do Conif e da Rede Federal.
Um dos destaques da 80ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi o lançamento de sua Política de Comunicação. A publicação apresentada nesta quinta-feira (7), em Brasília, traz um complexo de diretrizes e princípios necessários para fortalecer a comunicação institucional, conectando o Conif e a Rede Federal com a sociedade.
O exemplar tem como base os seguintes eixos: a concepção da Política de Comunicação do Conif e da Rede Federal, os conceitos fundamentais, a estrutura de gestão da comunicação, os macroprocessos e a consolidação da Rede de Comunicadores. O objetivo da junção destes segmentos é tornar mais eficiente o alcance de resultados.
A política de comunicação foi elaborada neste segundo semestre de 2017. O processo foi coordenado pela assessora de comunicação do Conif, Lena Marinho, e contou com a consultoria de Elizabeth Brandão e Graça Monteiro. Para desenvolver o documento, quatro coordenadores de apoio participaram intensamente de todas as etapas – Adriana Campos (IFG), Makfferismar Santos (IFMA), Nathália Poloni (Ifes) e Sílvia Schiedeck (IFRS) –, além dos coordenadores regionais e dos comunicadores da Rede Federal que, por meio de ambiente virtual, apresentaram críticas e sugestões para o aperfeiçoamento da proposta.
Para Elizabeth Brandão, a consolidação desta iniciativa é de suma importância para o processo de comunicação. “O objetivo desta política é criar orientações e diretrizes comuns para que a Rede Federal possa ter condutas e processos de comunicação coerentes com sua visão e missão, enquanto institutos federais que defendem a educação profissional, científica e tecnológica”, destacou.
Plano de comunicação
Após o lançamento da Política, foi apresentada proposta preliminar de Plano Estratégico e Integrado de Comunicação Institucional do Conif para 2018, com sete projetos e 44 ações pensadas pelos gestores de comunicação da Rede Federal para alcançar resultados eficientes. O documento traz detalhamentos como ações, prazos, públicos com quem se quer dialogar, equipes envolvidas, cronograma de atividades e formas de acompanhamento e mensuração.
A atual diretoria executiva do Conselho avaliou a implementação do plano como uma ação de suma relevância. Diante disso, mais reuniões serão realizadas para alinhar o cronograma de atividades com os integrantes eleitos para a gestão de 2018 do Conselho. A validação do documento final está prevista para fevereiro do próximo ano.
Confira a Política de Comunicação na íntegra.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif
Redes Sociais