Página inicial > Notícias > Campus São Mateus desenvolve aplicativo para redes de solidariedade

Campus São Mateus desenvolve aplicativo para redes de solidariedade

Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 10h00 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 12h46

Projeto de extensão é realizado em parceria com a Cáritas Diocesana.

Uma rede colaborativa de voluntariado para troca de serviços e itens entre pessoas que podem doar para instituições que necessitam. Esse é o ConnectHelp, um aplicativo lançado pelo Campus São Mateus, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em parceria com a Cáritas Diocesana. O aplicativo conecta o doador diretamente a quem recolhe as doações, acelerando o processo de doação, com confiabilidade.

À frente do projeto estão os professores Eduardo da Silva e Nágila Rabelo Moraes, além de alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Técnico em Eletrotécnica. Como o aplicativo ainda é um piloto, estão apresentados apenas projetos vinculados à Carita Diocesana de São Mateus, mas a ideia é ampliar as instituições com o tempo. A escolha foi feita com a intenção de alcançar o maior número de moradores da região dispostos a ajudarem.

O aplicativo está disponível para Android e a próxima meta é a disponibilização para iOS. “A comunidade tem abraçado a ideia com senso de pertencimento. Como parte do projeto. Isso tem nos mostrado que, embora a iniciativa tenha partido de nós, há uma grande possibilidade do ConnectHelp tomar vida própria a partir das interações e trabalho das pessoas que já se juntam para contribuir”, relata o professor Eduado.

O ConnectHelp pode ser acessado pela conta do Google e o colaborador pode doar produtos, oferecer serviços ou buscar demandas abertas de projetos. É possível visualizar informações dos projetos, como objetivo, local de entrega e formas de contato.

“O aplicativo trabalha com uma demanda de serviços ou produtos necessitados por uma instituição conectada à Cáritas. A seguir, esta demanda é publicada e pode ser visualizada pelos usuários do aplicativo. A partir daí temos a ligação entre doador com a sua doação e a instituição recebedora”, finaliza Eduardo.

Baixe o ConnectHelp.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Facto.