Conep divulga orientação para registro de pesquisas de Ciências Humanas e Sociais na Plataforma Brasil
Cadastro deve ser feito conforme a recomendação enquanto novo sistema de registro não é lançado.
A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligada ao Ministério da Saúde, divulgou uma orientação para o cadastro de pesquisas que utilizam metodologias próprias das áreas de Ciências Humanas e Sociais (CHS) na Plataforma Brasil. A orientação tem o propósito de auxiliar os pesquisadores a fazer o registro enquanto não é lançada uma nova ferramenta específica para as Ciências Sociais.
Em funcionamento desde 2012, a Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos. O cadastro nessa ferramenta é necessário para que as pesquisas que envolvem seres humanos possam ser avaliadas e autorizadas pelos comitês de ética. Pensada inicialmente para a Saúde, ela também vem sendo utilizada pela área de CHS, conforme explica o coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal do Espírito Santo, Felipe Morais Addum.
Segundo Felipe, havia alguns itens de preenchimento obrigatório que dificultavam o cadastro por aqueles que trabalham com metodologias das CHS. A orientação da Conep pretende esclarecer esses pontos até que seja lançado um novo sistema.
Redes Sociais