Página inicial > Notícias > Cefor divulga vídeo sobre Lesson Study

Cefor divulga vídeo sobre Lesson Study

Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 12h39 | Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 12h53

Método tem o objetivo de potencializar a aprendizagem, por meio de uma educação descentralizada e formativa.

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), produziu um vídeo sobre o Lesson Study, um método de ensino japonês que tem o objetivo de potencializar a aprendizagem, por meio de uma educação descentralizada e formativa. O vídeo mostra a experiência de aplicação do método em um curso ministrado com professores de matemática da escola Paulo Freire, na Serra.

À frente da experiência estão as pesquisadoras Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, do Cefor; e Julia Schaetzle Wrobel, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que explicam sobre o funcionamento do método, suas aplicações e implicações. Há ainda, no vídeo, a possibilidade de observar um caso real de emprego da metodologia. Também participaram do projeto as professoras Bruna Zution Dalle Prane, Hellen Castro Almeida Leite e Vanessa Ribeiro Gaigher.

Saiba mais sobre o Lesson Study
O Lesson Study é um método de ensino japonês que beneficia tanto alunos quanto professores. Com o objetivo de potencializar a aprendizagem, a Educação fica descentralizada e deixa de ser meramente informativa para tornar-se formativa. O aluno, nessa lógica, é protagonista de seu conhecimento, e a função do mestre é conduzi-lo, estimulá-lo. Dessa forma, todos os conceitos envolvidos por determinado tema são construídos em conjunto, desenvolvendo diferentes modos de ver um mesmo objeto antes de apresentar, de fato, a teoria.

O método, entretanto, não é apenas um novo jeito de conduzir os discentes, mas também é um processo formativo para o professor. As aulas devem ser efetuadas em três etapas: planejamento, execução e reflexão acerca dos resultados. Durante o processo, o docente conta com a participação de outros profissionais da Educação, como o pedagogo, por exemplo, para ajudá-lo a construir um bom planejamento, estudar o material previamente, preparar-se para as possíveis dúvidas e, posteriormente, avaliar o que foi positivo e negativo.

Assunto(s): lesson , study , cefor