Ifes coordena programa para curricularizar o ensino de empreendedorismo na Rede Federal
Cinco institutos participam do programa, que prevê a criação de miniempresas e oferta de treinamento para professores.
Uma das características e finalidades dos Institutos Federais é realizar a estimular o empreendedorismo. E para que isso aconteça como uma política institucional, cinco institutos federais, em parceria com a Junior Achievement do Brasil e financiados pela Secretaria e Educação Profissional e Tecnológica (Setec), aplicam uma metodologia diferenciada em alguns de seus campi. O objetivo é que futuramente a disciplina seja incluída nos currículos de todos os cursos técnicos integrados da Rede.
Chamado de Programa Piloto e Curricularização do Ensino de Empreendedorismo nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PPCER), as ações têm a coordenação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a participação do IF Goiano, do IFSC, do IFAM e do IF Sertão Pernambucano. “A ideia é que os alunos aprendam o empreendedorismo de forma vivencial em uma empresa simulada, e não em uma disciplina tradicional. Aprender na prática sobre marketing, gestão de pessoas, finanças, enfrentar problemas reais”, explica o coordenador geral do programa, Tadeu Pissinati Sant'anna.
A metodologia adotada pelo programa piloto tem como base o trabalho desenvolvido pela Junior Achievement Brasil e suas afiliadas, que já estão transferindo a metodologia do Programa Miniempresa para as instituições da Rede dos IFs. A partir dessa experiência prática, desenvolvida nas unidades, será realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa para a elaboração da “Estratégia Nacional de Curricularização do Ensino de Empreendedorismo nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, que ainda passará por consulta pública antes de ser aprovada pela Setec.
Além da criação das miniempresas, o programa também vai ofertar um curso livre para disseminação em massa (conhecido como MOOC), em parceria com o Cefor do Ifes, para treinar os professores dos institutos federais para a condução e orientação de alunos na prática diária. “Os professores são os chamados 'advisers', que precisam conhecer toda a dinâmica para orientar, facilitar e aconselhar os alunos durante a vivência da miniempresa. A ideia é que essa disciplina seja incluída no segundo ano de todos os cursos técnicos integrados da rede federal”, afirma Tadeu.
O coordenador afirma que a expectativa é que os trabalhos sejam finalizados até novembro deste ano, quando acontecerá um seminário nacional para a apresentação de todos os resultados. “Este trabalho é uma ação em rede, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esperamos que esse documento final se torne uma política implementada em toda a Rede Federal. A transferência de know-how da Junior Achievement e o apoio da Facto na gestão operacional do programa estão sendo os fatores de sucesso da experiência”, finalizou.
O Programa Piloto e Curricularização do Ensino de Empreendedorismo nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PPCER) tem financiamento da Setec e execução da Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Facto). Está sendo desenvolvido no campi Ceres, do IF Goiano; Florianópolis, do IFSC; Manaus – Distrito Industrial, do IFAM; Petrolina, do IF Sertão Pernambucano; e Venda Nova do Imigrante, do Ifes.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Facto.
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