Página inicial > Notícias > Campus Cariacica recebe a exposição "Copo de Mar"

Campus Cariacica recebe a exposição "Copo de Mar"

Publicado: Segunda, 12 de Março de 2018, 17h11 | Última atualização em Segunda, 12 de Março de 2018, 17h11

Obras podem ser vistas até o dia 11 de maio, na biblioteca do campus.

O Campus Cariacica, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebe até o dia 11 de maio a exposição “Copo de Mar”, que reúne obras pertencentes ao acervo da Casa Porto das Artes Plásticas. Os trabalhos escolhidos foram premiados nos Salões do Mar, nos anos de 1999 e 2001. Eles estão expostos na biblioteca e podem ser visitados das 13h às 20h.

Veja abaixo mais informações sobre cada obra:

“Roupa de Sereia” - Maruzza Valdetaro

Ganhou o 3º prêmio e júri popular na 3ª edição do Salão Capixaba do Mar, em 2001. Mais de uma década depois, a artista acredita que a possibilidade de mexer com o imaginário e tirar as pessoas do lugar-comum é o diferencial do trabalho.

“Cuidado com os Parcéis” - Rosindo Torres

Recebeu o 2º prêmio da 1ª edição do Salão Capixaba do Mar, em 1999. A instalação-objeto proporciona ao espectador perceber uma guarda-marinha navegando, e surgiu a partir de visitas ao Mercado da Vila Rubim, quando Rosindo se apropriou de imagens do universo do sincretismo religioso da umbanda que tivessem relação com o mar.

“Atum Sólido ao Natural em Água e Sal”, “Sardinhas em Molho de Tomate” e “Sardinhas em Óleo Comestível” - Júlio Schmidt

O trabalho ganhou o 1º prêmio na 3ª edição do Salão Capixaba do Mar, em 2001, e fez uso de objetos de consumo deslocados do seu universo tradicional, reproduzidos em grande escala, com elementos da “pop art” e sempre por meio da pintura.

*Com informações de Leo Vais, da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.