Página inicial > Notícias > Docentes do Ifes já podem se inscrever para o Banco de Avaliadores do Sinaes

Docentes do Ifes já podem se inscrever para o Banco de Avaliadores do Sinaes

Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 11h22 | Última atualização em Segunda, 19 de Março de 2018, 16h44

Prazo vai até 1º de abril. Os aprovados poderão integrar comissões de avaliação externa in loco.

Docentes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) têm até o dia 1º de abril para se inscrever para o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). A seleção é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e os aprovados poderão integrar comissões de avaliação externa in loco para avaliar Instituições de Educação Superior (IES) ou cursos de graduação.

Os requisitos para participar do BASis são: ser docente da educação superior com vínculo atual e em pleno exercício de suas funções em IES; ter titulação universitária reconhecida pelo Ministério da Educação, compatível com o perfil necessário para que seja suprida a demanda por avaliadores a partir das avaliações in loco a serem realizadas pelo Inep; ter experiência necessária à composição das Comissões Avaliadoras.

A procuradora educacional institucional do Ifes, Moramey Regattieri, comentou sobre a importância da participação de professores do Ifes como avaliadores. “Quando os nossos profissionais atuam nas equipes de avaliação de cursos e instituições, a nossa instituição consegue se preparar melhor e se qualificar para receber as equipes de avaliadores. Temos poucos avaliadores aqui no Ifes e faz tempo que não abrem editais, então essa é uma boa oportunidade para melhorarmos esse quadro”, afirmou.

Docentes que já integram o BASis não podem se inscrever pois já estão capacitados e vinculados a instrumentos de avaliação no sistema e-MEC. Os atuais integrantes do BASis terão atualização no instrumento de avaliação realizada de acordo com as necessidades de avaliação do Inep. A seleção, capacitação, recapacitação e o acompanhamento de critérios de permanência dos avaliadores são responsabilidades da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes).

Acesse a Chamada Pública de Seleção de Docentes da Educação Superior para Ingresso no Banco de Avaliadores do Sinaes-Basis.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep.

Assunto(s): sinaes , basis , inep , professores ifes