Página inicial > Notícias > Guia do Estudante cadastra docentes para participarem de avaliação de cursos superiores

Publicado: Quinta, 03 de Maio de 2018, 15h28 | Última atualização em Terça, 29 de Maio de 2018, 11h24

A publicação Guia do Estudante realiza, anualmente, o processo de avaliação dos cursos superiores. Essa avaliação acontece há 28 anos e consiste em uma pesquisa de opinião, realizada online, com professores e coordenadores de cursos de todo o Brasil. E daqui a alguns dias os pareceristas começarão a emitir suas opiniões em relação aos cursos avaliados.

Para tanto, os docentes das instituições são convidados a se cadastrarem como pareceristas, para que possam participar do processo de avaliação dos cursos ofertados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Para ser parecerista é necessário ser docente e lecionar na graduação presencial da instituição. Podem se cadastrar os professores dos cursos superiores, de bacharelados e de licenciaturas. Não precisa ser coordenador do curso.

O cadastro deve ser feito pelo link: http://gevestibular.abril.com.br/ge/consultor_novo.asp. O link é compatível aos navegadores Internet Explorer, Google Chrome ou Mozilla Firefox e deve ser acessado por um computador. Assim que o docente clicar no botão vermelho (dentro do link) “SALVAR/ENVIAR O CADASTRO” estará automaticamente cadastrado em nossa base de pareceristas.

Os pareceristas avaliam os cursos sob três aspectos: corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura. Os cursos avaliados por cada parecerista são da área em que leciona e a avaliação é realizada de forma objetiva, de acordo com as notas 1 (ruim), 2 (regular), 3 (bom), 4 (muito bom) e 5 (excelente). Os dados do questionário passam por um grupo de avaliadores que, a partir das respostas, emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). A emissão de pareceres começará a partir da próxima semana.

Uma vez na base de dados do Guia do Estudantes, os professores são selecionados por meio de um sistema informatizado e por sorteio eletrônico. Isso significa que nem todos pareceristas serão acionados para participar da avaliação.