Página inicial > Notícias > Comitê de Ética em Pesquisa promove encontros de orientação a estudantes e servidores

Publicado: Segunda, 14 de Maio de 2018, 14h17 | Última atualização em Segunda, 14 de Maio de 2018, 14h50

CEP no Campus Guarapari 1

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), está realizando Encontros de Orientação sobre o CEP. A iniciativa tem o objetivo de orientar estudantes e servidores que realizam pesquisa no Ifes sobre a importância do comitê e como submeter os projetos de pesquisa para avaliação pelo CEP.

Neste ano já foram realizados três encontros de sensibilização: no dia 8 de maio, no Campus Guarapari; no dia 19 de fevereiro, no Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Campus Vitória; e no dia 12 de março na Pós-Graduação Lato Sensu em Prática Pedagógica para Professores, do Centro de referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor).

Considerando a expansão dos cursos, em especial Graduação e Pós-Graduação no Ifes, é de fundamental importância que os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos sejam submetidos à apreciação das condutas éticas no desenvolvimento desses projetos, ressaltando que o CEP é um colegiado interdisciplinar e independente ligado operacionalmente à Reitoria do Ifes. A avaliação ética dos projetos de pesquisa considera o interesse dos participantes da pesquisa de serem respeitados em sua integridade e dignidade, de forma que a pesquisa seja desenvolvida dentro dos padrões éticos científicos. Para tal finalidade, são emitidos Pareceres Consubstanciados, que consideram as possíveis consequências das atividades de pesquisa desenvolvidas sobre o bem-estar geral e direitos fundamentais dos indivíduos e populações-alvo do estudo.

Os encontros são realizados mediante solicitação dos campi ou programas de pós-graduação. Os campi ou os programas de pós-graduação podem realizar o agendamento pelo e-mail: secretaria.cep@ifes.edu.br. Ao final do evento, os participantes do encontro receberão certificados.

Assunto(s): ética , pesquisa , pós-graduação