Campus Centro-Serrano apresenta proposta para novos cursos
Na audiência pública realizada pelo campus foi indicada a criação do curso técnico em Agricultura.
O Campus Centro-Serrano, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizou, na segunda-feira (14), uma audiência pública para apresentar a pesquisa de demanda e discutir com a comunidade as propostas para novos cursos e modalidades a serem ofertados a partir de 2019.
Na reunião foram apresentados os resultados do estudo realizado por uma comissão interna, que recomendou a abertura de um curso de técnico em Agricultura integrado ao Ensino Médio. A intenção é que além de proporcionar a formação dos jovens, o curso também seja alicerce para atuação nos diversos temas de interesse apontados no levantamento.
A pesquisa foi feita com o levantamento de dados, como o perfil socioeconômico e o arranjo produtivo local, consulta popular e entrevistas diferentes partes interessadas e especialistas.
O professor Anderson Fioresi de Sousa, presidente da comissão responsável pela pesquisa, apontou que a soma do eixo tecnológico da Agricultura com a Administração, que tem hoje a oferta dos cursos técnico integrado e subsequente, amplia as possibilidades de atividades de pesquisa e extensão, atendendo às necessidades do desenvolvimento local.
“Essa etapa de audiência é importante para validar junto à comunidade todo o trabalho de pesquisa, e avaliar se o resultado está realmente de acordo com os ideais e anseios dela”, afirmou o presidente da comissão.
A pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Piontkovsky Barcelos, destacou a importância da discussão sobre escolha de novo curso, pois ele impactará no futuro do campus como um todo, em especial no que se refere à verticalização do ensino.
Além de prosseguir com os procedimentos para a implementação do curso técnico, buscando parcerias internas e externas ao Ifes, o campus também atuará para a criação do bacharelado em Administração e, mais adiante, um curso de licenciatura.
A audiência pública teve a presença de representantes dos municípios de Domingos Martins, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, lideranças locais, servidores e alunos do campus.
Redes Sociais