Página inicial > Notícias > Campanha “Setembro Amarelo” promove conscientização sobre saúde mental

Campanha “Setembro Amarelo” promove conscientização sobre saúde mental

Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 17h36 | Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2018, 18h19

Uma das ações será uma palestra com o tema “Prevenção ao Suicídio”.

O Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo, receberá no próximo dia 12 de setembro, a palestra “Prevenção ao Suicídio”, que será proferida pela psiquiatra Andressa de Oliveira Perobelli. O evento, que acontece às 9 horas no miniauditório 2, é uma das ações realizadas no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da saúde mental. O evento é aberto a servidores de todos os campi da instituição.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização à prevenção do suicídio, que tem como objetivo alertar e informar a população a respeito dessa realidade no Brasil. No Ifes, os campi Itapina, São Mateus, Vila Velha e a Reitoria, elaboraram ações alusivas ao tema, como rodas de conversas, cartazes e mensagens, entre outras iniciativas.

De acordo com a psicóloga da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CAS), Carla Igreja Campos Rosseto, as ações possibilitam que servidores e alunos tirem dúvidas e conheçam os sinais de sofrimento psíquico. “Nosso objetivo, além de conscientizar, é fortalecer a rede de proteção, que inclui a família, amigos e profissionais de saúde”, afirmou.

A profissional ainda esclarece que, qualquer servidor que precise de apoio, pode entrar em contato com CAS. O setor possui uma equipe multidisciplinar, que realiza a escuta e indica os encaminhamentos adequados para cada caso. O telefone de contato é (27) 3357-7500 ramal 2021/2022.

Veja abaixo as ações nas unidades do Ifes:

Campus Cachoeiro de Itapemirim
Intervenção decorativa com balões amarelos pelos corredores do campus e fixação de fita amarela e de frases de motivação e autoestima nas portas das salas de aulas e ambientes diversos. O campus disponibilizará um mural decorado, no bloco 4 superior, para que alunos e servidores escrevam, deixem mensagens e manifestem seus sentimentos; e uma "caixa do desapego" no pátio, para que as pessoas escrevam e "joguem fora" seus pensamentos negativos. Também haverá uma outra caixa, no pátio do campus, com mensagens positivas para serem retiradas pela comunidade acadêmica; além de palestra sobre o tema.

O Campus Cachoeiro realizará também ação voltada ao Setembro Verde, que trata da inclusão das pessoas com necessidades específicas. Para tanto, receberá visita de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com recepção e apresentação dos setores e laboratórios, no dia 24 de setembro.

Campus Colatina
Palestra com o tema ''Saúde Mental e Vida Acadêmica'', ministrada pela psicóloga Milena Bertollo Nardi, nos dias 17 e 26 de setembro, às 19 h e 16:30 h, respectivamente. O evento acontecerá no miniauditório do campus e requer inscrição por meio do formulário online. Veja a programação completa em Campanha ''Setembro Amarelo'' promove conscientização sobre saúde mental.

Campus Itapina
Realização de roda de conversa, com o tema “Cuidando de si e do outro nas relações”. Acontecerá nos dias 4 e 5 de setembro, às 14 horas, na sala de TV do prédio pedagógico.

Campus Santa Teresa
Realização de rodas de converas, debate sobre filme e panfletagem. Veja programação completa.

Campus São Mateus
No dia 10 de setembro, o campus realizará algumas atividades com suspensão parcial das atividades acadêmicas, conforme já previsto em calendário. A programação inclui rodas de conversa, piquenique, entre outras atividades.

Campus Venda Nova
Palestra no dia 18 de setembro, para os 2ºs e 3ºs anos, com o tema ''O adolescente e suas emoções''. O evento será ministrado pela psicóloga Milena Careta, no auditório. O campus também realizará uma palestra no dia 21 para os primeiros anos, com o tema ''Superando desafios e valorizando a vida''. Ela será ministrada pela aluna Luiza Guisso, no auditório.

Além desses eventos, a programação também contará com apresentações dos primeiros anos sobre bullying, respeito e empatia, no dia 19 de setembro, no auditório do campus.

Campus Vila Velha
Ação da Biblioteca inclui mural sobre o tema e distribuição de marcadores de páginas.

Campus Vitória
Palestra organizada pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), com o tema ''Setembro Amarelo: valorize sua vida”. O evento acontecerá no dia 17 de setembràs 19 h, no teatro do campus e será ministrado pelo psiquiatra Valber Dias Pinto.

Reitoria
Intervenção com cartazes, mural de mensagens, mensagens diárias que podem ser retiradas pelos servidores. Realização de roda de conversa, com o tema “Como lidar com o mal do século?”, no dia 25 de setembro.

Assunto(s): setembro amarelo , açõe , campi