Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para Seminário de Podcast do Espírito Santo
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para Seminário de Podcast do Espírito Santo

Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 15h04 | Última atualização em Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 16h59

Evento é gratuito e realizado em parceria com a Fábrica de Ideias.

Com o objetivo de disponibilizar informações para novos adeptos e trocar experiências entre quem já realiza e posta programas de áudio na internet, acontece no próximo sábado (15) o 2º Seminário de Podcast do Espírito Santo, no cinema Cinemagic do Shopping Norte Sul, em Vitória. A programação será na parte da manhã e contará com palestras de especialistas e uma mesa redonda. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/podpocar2018. Haverá certificação para os participantes.

Entre os palestrantes, está o professor do campus Vila Velha do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e coordenador do Curso Técnico em Química, Roberto Pereira Santos. Ele é um dos docentes que participou do curso “Aprendizagem baseada em Projetos”, que capacitou professores da Rede Federal na Finlândia e vai falar sobre o uso do podcast na Educação. Segundo o educador, a ferramenta dialoga com o método finlandês, uma vez que pode ser inserida na concepção “lifelong learning”. “A valorização da autonomia do estudante e a possibilidade de promover o conhecimento sem a conexão física com uma instituição de ensino são alguns dos pilares dessa concepção”, explica.

O evento também contará com palestra sobre o uso dos programas de áudio por demanda no meio corporativo, com a publicitária Barbara Secco, da agência carioca Ogilvy e com a analista de comunicação e responsável pelo setor de Comunicação da Vale, Manuela Barbosa.

A abertura ficará por conta do organizador do evento e produtor do podcast capixaba “NaTrilha”, Renan Alves. Ele vai explicar aos participantes como organizar e desenvolver a rede de relacionamentos que existe em torno do programa de áudio.

Outra palestra da programação é a do professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Cláudio Rabelo. Ele abordará o tema “Podcast como marketing e distribuição de conteúdo”. O professor é autor do livro “Faixa Preta em Publicidade e Propaganda”.

Podcast
Podcast é um formato de arquivo que contém conteúdos de áudio e/ou video. Sua distribuição por meio da internet recebe o nome em inglês de “podcasting”. Como a distribuição de vídeos conta também com uma expressão própria, “videocasting” (distribuição de videocasts), um podcast pode ser definido como um arquivo ou programa de áudio com conteúdos específicos publicado na internet, que conta com ouvintes e pode ser transferido para o dispositivo do usuário.

O nome deriva da expressão, também em inglês “Personal on demand” (algo pessoal e sob demanda, em tradução livre), que gerou a sigla POD e se popularizou no mundo a partir do aparelho para reproduzir arquivos da marca Apple, iPod. A palavra podcast é uma fusão da sigla com a expressão em inglês “broadcast” (radiodifusão).

Agenda
2º Seminário de Podcast do Espírito Santo
Sábado (15/09), a partir das 8h30.
Cinemagic - Shopping Norte Sul (Rua José Maria Vivácqua Santos, Jardim Camburi, Vitória-ES)
Inscrições gratuitas com certificação pelo link https://bit.ly/podpocar2018.
Mais Informações com o organizador Renan Alves (@recirilo) nas redes sociais.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página