Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes inicia discussões sobre o Planejamento Estratégico 2019-2023
Início do conteúdo da página

Ifes inicia discussões sobre o Planejamento Estratégico 2019-2023

Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 18h28 | Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 18h32

Metodologia propõe retomada e avaliação do documento vigente.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) inicia nos próximos dias o processo de construção do Planejamento Estratégico 2019-2023. A metodologia adotada propõe que seja feita uma avaliação do documento atual, vigente no período de 2014 a 2018, com a revisão dos projetos, diretrizes e metas institucionais. A primeira etapa, já na próxima semana, será a realização de uma pesquisa de clima, que poderá ser respondida por todos os servidores da instituição.

O diretor de planejamento do Ifes, Marcelo Tedoldi, explica que desta vez o processo de construção do documento será mais enxuto e mais simples. “Será possível ser feito dessa forma porque o nosso primeiro planejamento estratégico foi um processo robusto, com ampla participação da comunidade, e com até 85% do portfólio executado ou em execução. A ideia agora é lapidar, atualizar esse ciclo. Estamos em um outro momento financeiro também, então foi preciso simplificar para acontecer”, destacou.

Outro aspecto apontado pelo diretor foi a integração com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Vamos iniciar um processo de fusão na construção desses documentos, que atendem às exigências da área da Educação e de Gestão, e precisam estar sincronizados, alinhados. São dois documentos estratégicos, mas poderemos dizer que o Planejamento Estratégico será o cerne do PDI”, afirmou.

Após a pesquisa de clima, gestores da instituição – diretores-gerais e pró-reitores – participarão de cursos de gestão estratégica e de desenvolvimento de lideranças, além de sete oficinas presenciais, para a construção do documento. Cada campus também terá um articulador que auxiliará o diretor-geral nas atividades do planejamento estratégico.

Depois de consolidado, o documento passará por uma consulta pública, antes de seguir para apreciação no Conselho Superior. A previsão é que o Planejamento Estratégico Ifes 2019-2023 seja disponibilizado para receber sugestões da comunidade no início de 2019. Após a aprovação, começará uma nova etapa, com a capacitação de equipes para a implantação dos projetos estratégicos, que serão acompanhados até o final do ciclo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página