Página inicial > Notícias > Fábrica de Ideias promove curso de técnicas para gravação de audiolivros

Fábrica de Ideias promove curso de técnicas para gravação de audiolivros

Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2018, 15h41 | Última atualização em Segunda, 15 de Outubro de 2018, 20h06

Curso de extensão é gratuito e será realizado em parceria com a Ufes, o CEET Vasco Coutinho e a EEEFM Almirante Barroso.

A Fábrica de Ideias, parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), realiza, a partir do próximo dia 23 de outubro, a turma piloto do curso de extensão "Fábrica de Audiobooks". O curso terá 20 horas de duração e acontecerá em duas etapas: a primeira, com aulas teóricas e prática de leitura na Fábrica de Ideias, em Vitória, nos dias 23, 24 e 25 de outubro; e a segunda, com a prática de gravação no laboratório de áudio do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (CEET Vasco Coutinho), em Vila Velha, nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro. As aulas acontecerão das 9h ao meio-dia. Serão ofertadas 20 vagas, sendo seis para alunos do Campus Vitória do Ifes (três para alunos de cursos técnicos e três para alunos de Licenciatura em Letras) e 14 para alunos e docentes de outras instituições.

O curso será ministrado pela professora Leni Ribeiro Leite, da Universidade Federal do Espírito Santo, e ensinará técnicas de leitura, interpretação e gravação de livros em áudio por meio da plataforma Librivox, que disponibiliza gratuitamente na internet gravações de obras em domínio público. A professora é uma das participantes da comunidade em torno da plataforma virtual e já gravou mais de 100 títulos.  Os alunos aprenderão técnicas de leitura em voz alta e interpretação, além de serem inseridos em debates sobre Domínio Público, cultura oral, acessibilidade e inclusão. O objetivo do curso é promover inclusão através da produção de material de leitura acessível para todos. O material gravado será publicado pela Editora do Ifes.

A ação de extensão é coordenada pela professora Marihá Castro, do Campus Centro-Serrano do Ifes. As incrições podem ser feitas pelo e-mail mariha.castro@ifes.edu.br., com o envio do formulário de inscrição para alunos ou docentes.

Vagas e critérios de seleção

O curso de Extensão "Fábrica de Audiobooks" é realizado em parceria com outras instituições de ensino e, na primeira turma, disponibilizará a maioria de suas vagas para alunos destas instituições. Serão destinadas sete vagas para alunos do CEET Vasco Coutinho e três para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Barroso. Outras seis vagas serão disponibilizadas para alunos do Campus Vitória do Ifes, sendo três para estudantes dos cursos técnicos e três para alunos do curso de Licenciatura em Letras. Duas vagas serão ofertadas para alunos e outras duas para docentes de quaisquer instituições de ensino do Espírito Santo. Não haverá ajuda de custo para deslocamento dos participantes.

Nas instituições parceiras, os alunos serão escolhidos pelo corpo pedagógico da escola tendo em vista seu desempenho na disciplina de Língua Portuguesa. Os demais serão selecionados por ordem de inscrição. Poderá ocorrer remanejamento de vagas, caso algum dos públicos não tenha o número sufuciente de interessados.