Página inicial > Notícias > Gestores do Ifes participam da primeira oficina do Planejamento Estratégico

Gestores do Ifes participam da primeira oficina do Planejamento Estratégico

Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 16h59 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 18h55

O objetivo foi discutir sobre a missão, a visão e os valores da instituição.

oficina pe

Gestores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participaram, no dia 19 de outubro, na Fábrica de Ideias, da primeira oficina do processo de construção do Planejamento Estratégico 2019-2023. Na oportunidade, foram discutidos e revisados a missão, a visão e os valores da instituição, que são pontos básicos e inicias que nortearão todo o processo.

A oficina foi conduzida pelo consultor da empresa SteinBeis-Sibe do Brasil, Marcos Flavio Lenza, com o apoio dos servidores da Diretoria de Planejamento do Ifes. O profissional explicou os conceitos para os gestores e dividiu os participantes em quatro grupos para que eles discutissem sobre novas propostas de missão, visão e valores. Depois, o objetivo foi chegar a um consenso sobre o assunto com todas as pessoas em plenária.

“Sempre evitamos ao máximo as votações, já que parte do grupo pode não legitimar o que fica definido nas reuniões. Nosso objetivo é que os participantes discutam ao máximo e consigam chegar num consenso. E foi o que aconteceu hoje”, explicou o consultor. “Ficamos felizes que o grupo está pensando numa mesma direção, buscando consensos e evitando os embates. Mostra que a instituição tem pensado de uma mesma forma”, complementou o diretor de planejamento do Ifes, Marcelo Tedoldi.

A proposta completa, definida na primeira oficina, fará parte do documento que passará por consulta pública e depois seguirá para apreciação do Conselho Superior. Veja abaixo a proposta dos gestores.

Missão
“Promover educação profissional, científica e tecnológica pública de excelência, integrando de forma inovadora o ensino, a pesquisa e a extensão para a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável”.

Visão
“Ser referência em educação profissional, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e sustentável do Espírito Santo, com reconhecimento nacional e internacional”.

Valores
Comprometimento, Consolidação Equânime, Integração, Ética, Transparência, Inovação, Gestão Democrática, Inclusão e Diversidade.

Palestra de coach indiana dá início a curso de desenvolvimento de lideranças

palestra

Durante o processo de planejamento estratégico, os gestores do Ifes participarão de um curso de gestão estratégica e de desenvolvimento de lideranças. A capacitação teve início, também no dia 19 de outubro, com a palestra da professora indiana Shalaka Shah. Ela atua na Universidade Steinbeis, na Alemanha, e falou com os gestores do Ifes via webconferência.

A palestra focou no conceito de competências e apresentou o método alemão KODE®, que será utilizado para avaliar as competências, entender os pontos fortes ou fracos e os níveis de energia dos gestores. Além da palestra, a coach também fará uma entrevista individual com cada gestor, para tirar dúvidas e orientar em relação ao processo do curso.

“Ser competente é resolver problemas, utilizando o seu conhecimento, mesmo em situações estressantes ou adversas. A competência envolve o que você sabe, as suas emoções e a sua personalidade. Qualificação sozinha não é suficiente. Dividimos 64 competências em quatro grupos. Temos competências que envolvem crenças, iniciativa, pesquisa e capacidade de comunicação. Vamos conversar sobre elas e avaliar o que precisamos melhorar”, explicou Shalaka Shah.

Os gestores já preencheram uma avaliação inicial, com foco nas características individuais de comportamento. Esse material será a base de um plano de desenvolvimento pessoal acompanhado de perto pela professora, ao longo de todo o curso. Ao final do processo eles farão o preenchimento de um novo questionário, quando será possível obter um feedbcak sobre a capacitação.

O diretor de Planejamento do Ifes, Marcelo Tedoldi, comentou sobre o objetivo do curso de lideranças. “A ideia é capacitar nossos gestores para implementar os projetos e acompanhar as equipes. Ou seja, criar competências para que mais projetos sejam executados neste novo ciclo. Muitos projetos do ciclo anterior devem continuar, não vamos começar do zero, mas vamos avaliar os cenários e customizar quando necessário”, avaliou.

O diretor-geral do Campus Cachoeiro de Itapemirim, Edson Maciel Peixoto, considerou positiva a experiência do primeiro dia de discussões do planejamento estratégico. “É muito importante para a atual gestão avaliar suas potencialidades e fraquezas, descobrir onde precisa avançar, melhorar. Gosto também da oportunidade de repensar a instituição, o que somos, onde queremos chegar, principalmente no momento atual em que estamos”, afirmou.

Obs: Notícia publicada nesta data em razão da suspensão das ações de publicidade institucional durante o período eleitoral, que aconteceu entre 7 de julho e 28 de outubro de 2018.