Terceira reunião do Planejamento Estratégico do Ifes discute modelo institucional
Participantes refletiram sobre as áreas finalísticas da instituição.
Gestores de todos os campi e da Reitoria reuniram-se no Campus Cariacica, na manhã desta quinta-feira (1°), para debater elementos do Modelo Institucional do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A terceira oficina faz parte de um ciclo de encontros que elabora o Planejamento Estratégico da organização para o período 2019 – 2023.
O Modelo Institucional é o correspondente ao modelo de negócio no planejamento de empresas privadas. No caso do Ifes, foram consideradas as atividades finalísticas (Ensino, Pesquisa e Extensão) para definição de elementos como público-alvo, principais atividades, proposta de valor e parceiros principais. A metodologia utilizada foi a Business Model Canvas, conduzida pelo consultor da empresa SteinBeis-Sibe do Brasil, Fabio Zimmermann, responsável pela orientação do trabalho de construção do planejamento.
A abertura foi realizada pelo Reitor do Ifes, Jadir José Pella, que reforçou a importância da realização a partir da experiência da Rede. "Estamos confiantes no resultado do trabalho e percebendo que esses encontros tem influenciado e recebido bastante influência dos campi”, lembrou em sua fala.
Após conhecerem o método, os participantes dividiram-se em três grupos, com a tarefa de refletir sobre os elementos do Modelo Institucional para as áreas finalísticas, cada um sob coordenação do pró-reitor responsável pela área: o grupo de Ensino, pela pró-reitora Adriana Pionttovsky; o grupo de Extensão, pelo pró-reitor Renato Tannure; e o grupo de Pesquisa, pelo pró-reitor André Romero.
Após esse período, os grupos foram convidados a visitar os outros, sendo recebidos pelo coordenador e relator para ouvirem e opinarem sobre as reflexões. Ao final, os grupos voltaram à sua posição original para consolidação de um único painel Canvas, já com as contribuições dos demais. A próxima oficina acontecerá em 15 dias, para análise de influências externas e elaboração do Mapa Estratégico do Ifes.
Redes Sociais