Campus Centro-Serrano realiza eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
“Ciência para redução das desigualdades” será o tema de palestras, seminários e oficinas nos dias 26 e 27 de novembro.
O Campus Centro Serrano do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) preparou, para os próximos dias 26 e 27 de novembro, uma programação de palestras, oficinas e seminários que compõem a I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus. Com o tema “Ciência para redução das desigualdades”, o evento pretende abordar processos tecnológicos para reduzir as desigualdades sociais, econômicas, ambientais e de gênero.
Os eventos são abertos ao público entrada é gratuita. Para as oficinas e seminários da parte da tarde, é necessário realizar inscrição diretamente com a Coordenação Geral de Ensino do Campus.
Programação
A abertura acontece na segunda-feira (26), às 8h, seguido da palestra “O Labtar e as tecnologias que auxiliaram na redução de desigualdades”, ministrado pela professora Dra. Míriam de Magdala, professora pesquisadora do Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Inovação (LabTAR) da universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Na parte da tarde, os participantes inscritos participarão de diversas oficinas. O evento prossegue na quarta-feira (27), a partir das 8h, com encerramento previsto para 16h40.
Confira a programação completa:
Dia 26 de novembro (segunda-feira)
- 08:00h – 09:00h - Abertura
- 09:00h – 09:40h - O Labtar e as tecnologias que auxiliaram na redução de desigualdades. Prof. Dra Míriam de Magdala (Ufes)
- 10:10h – 11:50h Mulheres na Ciência pela conservação da natureza Prof. Dra Andressa Gatti
- 12:50h – 14:30h Oficinas e palestras para inscritos
- 15:00h – 16:40h Entregas do Projeto Azaléa Equipe do Labtar (UFES)
Dia 27 de novembro (terça-feira)
- 08:00h – 09:40h Promoção da qualidade de vida via Telessaúde Zilma Rios (UFES)
- 10:10h – 11:50h Cooperativismo: tecnologia ao alcance dos pequenos produtores
- 12:50h – 14:30h Gênero, mídia e o negro
- 15:00h – 16:40h Apresentação dos Planos de trabalho do Campus Centro-Serrano
Oficinas
- Cafés especiais
- A arte da produção de energia
- Tecnologias da arte musical
- Gastronomia acessível
- Tecnologias leves e cuidado de si: ficando mais forte
- Métodos de estudo em ecologia e conservação de grandes mamíferos
- Avaliação inicial de uma área para implantação de cultivo agroecológico
15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi realizada entre os dias 15 a 21 de outubro pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país. Esse ano teve o tema “Ciência para redução das desigualdades”. Os eventos locais são cadastrados em plataforma do Ministério e passam a compor a programação da Semana, mesmo acontecendo ao longo de todo o segundo semestre do ano. Em 2018, até a publicação desta matéria, foram realizadas cerca de 29 mil atividades em cerca de cerca de 1000 municípios.
Estabelecida por decreto em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologiatem o objetivo de promover a popularização da ciência no país. A ideia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
Redes Sociais