Página inicial > Notícias > Ifes tem três registros de softwares certificados pelo INPI

Ifes tem três registros de softwares certificados pelo INPI

Publicado: Terça, 08 de Janeiro de 2019, 11h04 | Última atualização em Terça, 08 de Janeiro de 2019, 11h17

Os programas são de autores do Campus Colatina.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve três registros de softwares certificados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) nos meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019. Os registros foram concedidas aos programas SAMHA – Sistema de Apoio a Montagem de Horários Acadêmicos, SAMHA Mobile e ao jogo One Dance. Todos os projetos foram desenvolvidos por autores do Campus Colatina.

O SAMHA é um software criado com o objetivo de facilitar e otimizar o processo de montagem dos horários de aula no Campus Colatina e pode ser utilizado tanto para o ensino médio integrado quanto para a graduação. Dentre as suas funcionalidades, o programa avisa onde há conflitos e incompatibilidades nos horários que estão sendo montados, envia os horários específicos de cada professor por e-mail e faz a contagem de carga horária das aulas, para que não ultrapassem a quantidade de horas permitida por dia.

Já o SAMHA Mobile é a versão móvel do software e tem como objetivo o acesso rápido dos estudantes aos horários das aulas por meio do celular. O aplicativo é de fácil utilização e acompanha as mudanças nas grades de aula em tempo real. Os softwares foram desenvolvidos por Chrysthian Moizes, Giovany Frossaard Teixeira e Victorio Albani de Carvalho.

O One Dance é um jogo que utiliza o dispositivo Kinect da Microsoft e tem como objetivo desenvolver os movimentos de portadores de necessidades específicas motoras de forma lúdica. O software é adaptável as mais diversas restrições motoras e deve ser acompanhado por fisioterapeutas e demais profissionais da área de saúde. O projeto, que foi apresentado no último Seminário de Iniciações Científicas do Ifes, é de autoria de Luiz Fernando Reinoso, Giovany Frossard Teixeira, Isaque Brunoro Liberato e Héricles Santos Fernandes.

Assunto(s): inpi , software , campus colatina