Ifes investe em usinas fotovoltaicas
A unidade do Campus Serra terá a capacidade de até 800 kWh por dia, o que representa uma economia de 40% na energia elétrica do campus.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) terá, em breve, a sua primeira usina fotovoltaica em funcionamento, no Campus Serra. Pronta para operar, aguardando apenas a homologação da concessionária de energia elétrica, terá a capacidade de geração entre 750 a 800 kWh por dia. Os números representam uma economia média de 40% em kWh na conta de energia elétrica do campus. O investimento foi de R$ 490 mil, por meio de recursos de emenda parlamentar.
O Campus São Mateus, no norte do Estado, também receberá uma usina em 2019. Com capacidade de geração de energia de até 1100 kWh por dia. A estrutura também atenderá os campi Montanha e Nova Venécia. A expectativa é que haja uma redução média de 20% nas contas de energia dos três campi. O investimento, também oriundo de emenda parlamentar, foi de R$ 1,183 milhão.
Em 2018, o Campus Nova Venécia conduziu uma licitação para a compra futura de módulos de geração fotovoltaica para atender outros 13 campi do Ifes, que aguardam disponibilidade orçamentária para serem contratados. Os campi contemplados serão Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Piúma, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.
Além da redução de despesas de custeio, o objetivo é divulgar a tecnologia fotovoltaica de geração de energia elétrica e capacitar pessoas para o mercado de trabalho na área.
Crédito da foto: Wagner Kirmse Caldas
Redes Sociais