Página inicial > Notícias > Divulgados editais do Programa Institucional de Difusão Científica do Ifes

Divulgados editais do Programa Institucional de Difusão Científica do Ifes

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 16h42 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2019, 17h12

O Prodif concede apoio financeiro para apresentações de trabalhos em eventos; versão e revisão de artigos; e auxílio para publicações científicas.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou na tarde desta quarta-feira (13) quatro editais do Programa Institucional de Difusão Científica do Ifes, o Prodif. O programa, que oferta oportunidades em quatro editais, concede apoio financeiro a servidores para apresentações de trabalhos em eventos técnico-científicos; em versões e revisões de artigos científicos para publicação em periódicos científicos especializados; e para custeio de publicações científicas em periódicos de elevado impacto.

Os documentos estão publicados na página de editais internos no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Este ano, a novidade é o lançamento de dois editais de auxílio para apresentação de trabalhos em eventos técnico-científicos, sendo que um deles (o edital 05/2019) tem como objetivo estimular a participação dos servidores que ainda não foram contemplados em edições anteriores do Prodif.

Outra mudança importante, para os editais 05/2019 e 06/2019, é a classificação e a distribuição dos recursos por área de conhecimento, que deverá ser indicada pelo pesquisador no momento da inscrição. De acordo com o diretor de Pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli a alteração tem como objetivo diminuir as discrepâncias existentes naturalmente em áreas de conhecimento muito diversas. “Assim vamos tornar o processo de classificação mais justo, beneficiando as diversas áreas existentes na nossa instituição”, afirmou.

Veja os editais do Prodif para o ano de 2019

Edital 05/2019 (novos servidores)
*Objetivo: Apoio financeiro para apresentações de trabalhos em eventos técnico-científicos.
*Inscrições: 13 a 31 de março (para eventos que acontecerão até julho); de 1º a 20 de junho (para eventos que acontecerão de agosto até dezembro), pelo e-mail prodif.eventos@ifes.edu.br.
*Pré-requisitos: ser servidor efetivo do Ifes; não estar de licença integral na data do evento; apresentar comprovante de submissão do trabalho; entre outros.
*Itens financiáveis: inscrição no evento, hospedagem e serviços de transporte
(transporte aéreo e transporte rodoviário via empresas de ônibus).
*Forma de concessão: ressarcimento.
Valores máximos de financiamento: previstos na Resolução CS n°20/2017.

Edital 06/2019
*Itens financiáveis: inscrição no evento, hospedagem e serviços de transporte
(transporte aéreo e transporte rodoviário via empresas de ônibus).
*Forma de concessão: ressarcimento.
*Valores máximos de financiamento: previstos na Resolução CS n°20/2017.

Edital 07/2019
*Objetivo: Apoio para versão e revisão de artigos científicos originais do Ifes para publicação em
periódicos científicos especializados.
*Inscrições: fluxo contínuo até 31 de outubro de 2019, ou até que se atinja o valor máximo disponibilizado ao edital, pelo e-mail prodif.traducao@ifes.edu.br.
*Pré-requisitos: ser servidor efetivo do Ifes e figurar no original como um dos autores, entre outros.
*Forma de concessão: ressarcimento.
*Valores máximos de financiamento: O valor total dos recursos alocados pela Reitoria para este edital será de R$10 mil. O auxílio à tradução ou revisão de artigos científicos poderá ser integral ou parcial até o limite de R$800 para tradução de língua portuguesa para língua inglesa; e integral ou
parcial até o limite de R$500 para revisão de artigos redigidos em língua inglesa.

Edital 08/2019
*Objetivo: publicação de artigos científicos originais do Ifes em periódicos científicos especializados.
*Inscrições: De 11 março a 15 de novembro, por meio do e-mail prodif@ifes.edu.br.
*Pré-requisitos: ser servidor efetivo do Ifes, ter artigo científico submetido no período de janeiro a novembro de 2019 e figurar como um dos autores, entre outros.
*Forma de concessão: ressarcimento.
*Valores máximos de financiamento: O valor total dos recursos alocados pela Reitoria para este edital será de R$10 mil. O auxílio à tradução ou revisão de artigos científicos poderá ser integral ou parcial até o limite de R$1 mil por proposta contemplada.

Assunto(s): prodif , editais 2019