Campus de Alegre recebe III Encontro Estadual de Jongos e Caxambus no Espírito Santo
O encontro acontece a partir desta sexta-feira (12).
O Campus de Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), será sede do III Encontro Estadual de Jongos e Caxambus no Espírito Santo. O evento é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-ES), em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura; o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes do Município de Alegre; a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); a Associação Cultural do Horizonte; e lideranças Jongueiras. O evento será aberto ao público.
A abertura contará com uma homenagem aos mestres dos grupos e uma mesa de autoridades, na qual o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, estará presente. O restante da programação conta com rodas de conversa; debates; danças; confecção de instrumentos; e apresentação de rodas de jongo/caxambu no centro de Alegre.
É previsto que o encontro receba cerca de 23 grupos de jongo e caxambu do Espírito Santo e mais de 450 pessoas no total, entre membros dos grupos, organizadores e comunidade externa.
Sobre o Jongo
O jongo no Sudeste é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores e dança coletiva. É praticado nos quintais das periferias urbanas e em algumas comunidades rurais nos quatro estados da região. Foi inscrito no Livro das Formas de Expressão, do Iphan, em 2005.
Com informações do Portal do Iphan
Redes Sociais