Acessibilidade, inclusão e o trabalho dos Napnes são tema de cartilha
Material explica sobre os direitos das pessoas com necessidades específicas e seu direito à educação.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou a cartilha “Acessibilidade e inclusão: o trabalho dos Napnes no Ifes”. O material mostra mais sobre a atuação dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes), que funcionam nos campi do Instituto com o objetivo de atender aos estudantes e servidores.
A cartilha explica que a acessibilidade (ou seja, a equiparação de oportunidades em todas as esferas da vida) é a condição para a realização plena da inclusão – e que isso é uma responsabilidade das instituições de ensino, já que o acesso à educação é um direito garantido a todos os cidadãos pela Constituição e por diversas leis.
Em seguida, são listadas as principais necessidades específicas – como deficiências visual, auditiva, física e intelectual, além de transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades – e como os Napnes podem oferecer suporte para as pessoas com cada uma delas. Há ainda uma seção falando de conceitos equivocados sobre o tema e uma lista de contatos dos Napnes.
A cartilha foi elaborada por iniciativa do Fórum dos Napnes (Fonapne) e da Pró-Reitoria de Ensino do Ifes (Proen).
Confira a cartilha “Acessibilidade e inclusão: o trabalho dos Napnes no Ifes”.
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