Página inicial > Notícias > Campus Vitória e Cefor lançam a campanha “Ninguém fora da conversa”

Campus Vitória e Cefor lançam a campanha “Ninguém fora da conversa”

Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 12h57 | Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2019, 13h41

As ações são motivadas pelos Dias Nacionais da Educação de Surdos (23) e da Língua Brasileira de Sinais (24).

O Campus Vitória e o Cefor lançam a campanha “Ninguém fora da conversa”, motivada pelos Dias Nacionais da Educação de Surdos (23) e da Língua Brasileira de Sinais (24). As ações têm o objetivo de sensibilizar a comunidade para as mudanças que podem ser provocadas no dia a dia, no convívio com pessoas usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras). “São atitudes simples como cumprimentos de bom dia, tudo bem, obrigada. Isso pode ser feito no pátio, na cantina, na sala de aula e a qualquer momento”, destaca a tradutora e Intérprete de Libras-Português do Campus Vitória, Fernanda dos Santos Nogueira.

A campanha inclui, entre outras ações de conscientização, o vídeo “Ninguém fora da conversa”, que foi lançado nesta terça-feira (23). Nesta quarta (24), o vídeo será exibido no I Encontro dos Alunos Surdos do Campus Vitória, às 13h, na sala H2. O encontro terá o objetivo de contribuir para que as histórias de vida de estudantes surdos sejam compartilhadas e inspirem os alunos ingressantes. As atividades do dia 24 fazem parte da programação do mês da educação inclusiva, organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do Campus Vitória.

As atividades foram realizadas, em parceria, pelas equipes da Coordenadoria de Comunicação Social e da Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais, do Cefor, e pela Coordenadoria de Comunicação e Eventos, pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e pela Orquestra Pop&Jazz, do Campus Vitória. O jingle “Ninguém fora da conversa” foi composto por integrantes e parceiros da Pop&Jazz especialmente para a campanha.

Quer aprender a letra do jingle, se conectar e mudar o ambiente onde você vive? Vem com a gente!

Ninguém fora da conversa
Letra: Dani Nogueira, Deyvid Martins e Eloá Eler
Direção e arranjo: Deyvid Martins
Mixagem: Caio Maciel
Interpretação: Eloá Eler

Vou mandar um papo reto
que é pra se conectar
Cumprimente todo mundo
e desligue o celular

Agora atenção
na lição que está por vir
Aprenda a dar bom dia
para quem não pode ouvir

Pra se comunicar com o surdo
Quer saber como que faz?
Estude a nossa Língua
Brasileira de Sinais

Na roda com os amigos
Não está faltando alguém?
Olhe ao seu redor e diz
“Oi tudo bem?”

Dando continuidade
No papo de inclusão
Agradecer o seu colega
É questão de educação

“Obrigado, de nada!”
Atenção na expressão
Se não for pra todo mundo
Não é comunicação

Convide todo mundo
Chega junto, entre nessa!
Todos se comunicando
Ninguém fora da conversa

“Desculpe, com licença”
Vim pra conscientizar
Peço sua dedicação
Para aprender sinalizar!

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Campus Vitória.