Página inicial > Notícias > Ifes lança Repositório Institucional de trabalhos acadêmicos

Ifes lança Repositório Institucional de trabalhos acadêmicos

Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 15h33 | Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2019, 15h33

Ferramenta pretende reunir toda a produção técnico-científica de estudantes e servidores da instituição.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou o seu Repositório Institucional (RI/Ifes), um sistema pensado para armazenar, gerenciar, preservar e disseminar a produção técnico-científica dos servidores e estudantes da instituição, de forma livre e gratuita. O endereço eletrônico do repositório é https://repositorio.ifes.edu.br/.

Os trabalhos estão sendo categorizados nas seguintes comunidades: Edifes; Eventos Ifes; Produção Científica; Teses e Dissertações; e Trabalhos Acadêmicos e Técnicos. É possível encontrar arquivos por meio de busca no repositório, utilizando tema, título, autor ou tipo de documento. Os usuários podem fazer download, imprimir, compartilhar ou utilizar os materiais para fins educacionais e não comerciais. Para tanto, é necessário fazer a devida citação dos direitos autorais e observar o termo de uso de cada documento.

Até o momento, cerca de 300 materiais de caráter técnico e científico provenientes dos programas de pós-graduação, bem como os livros da Edifes, já foram inseridos no RI/Ifes. A expectativa é de que esse número aumente gradativamente com o trabalho de upload sendo feito pela coordenação do repositório e também pelos próprios servidores do Ifes, que podem submeter suas publicações e trabalhos acadêmicos fazendo login com Siape e senha de rede no sistema.

O coordenador do repositório, Marcelo Rocha Santos, explica que os bibliotecários da instituição farão uma validação dos dados que forem inseridos antes da disponibilização on-line. Futuramente, conta, será regulamentada por portaria a possibilidade de que os próprios estudantes do Ifes, acompanhados de seus orientadores, possam submeter seus trabalhos de conclusão de cursos.

O Repositório Institucional foi idealizado por Marcelo, que é bibliotecário do Campus Ibatiba, em sua dissertação de mestrado. A partir daí, o Ifes passou a desenvolver a ferramenta, que é regulamentada por duas resoluções do Conselho Superior: CS 22/2017 e CS 23/2017.

Para o coordenador, a adoção desse novo modelo de gestão para documentos eletrônicos insere o Ifes no movimento mundial de acesso aberto à produção científica e possibilita uma maior visibilidade da instituição e valorização da sua produção, contribuindo para disponibilizar para a sociedade o resultado das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero, destaca que este é um avanço institucional. “Agradecemos a todos os envolvidos na entrega do repositório. Trabalharemos para que o repositório possa ser uma via de divulgação dos inúmeros trabalhos indutores de transformação dos arranjos produtivos locais e da sociedade capixaba, sempre em busca de oferecer uma oportunidade de mudança de vida aos cidadãos do nosso País”, apontou.

Política de Capacitação
A criação do RI/Ifes atende ainda a um item da Política de Capacitação dos servidores. Nela, está previsto que, ao retornar de afastamento para capacitação, o servidor deposite na ferramenta o trabalho ao qual se dedicou. Essa possibilidade já está disponível por meio do login no repositório. Em caso de dúvidas, um tutorial foi disponibilizado.

Veja abaixo as comunidades do RI/Ifes:

Edifes - uma comunidade que contém as publicações da Editora do Ifes

Eventos Ifes - armazena trabalhos completos e resumos apresentados em eventos técnico-científicos promovidos pelo Ifes. Contém subcomunidades para cada evento, além de coleções específicas para cada ano de realização do evento.

Produção Científica – reúne a produção científica do Ifes, incluindo artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos etc. Contempla toda a produção da comunidade científica do Ifes. Os materiais estão organizados de acordo com a tipologia documental, contemplando as diversas áreas do conhecimento.

Teses e Dissertações - contempla as dissertações e teses defendidas pela comunidade científica do Ifes em programas de mestrado e doutorado do Ifes ou de outra instituição de ensino e de pesquisa.

Trabalhos Acadêmicos e Técnicos - trabalhos acadêmicos e técnicos produzidos no contexto dos programas de especialização e cursos oferecidos pelo Ifes. Nesta comunidade estão depositados os trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação lato sensu, além de relatórios de pesquisa. Os materiais estão organizados de acordo com a tipologia documental, contemplando as diversas áreas do conhecimento.