Página inicial > Notícias > Pesquisador inglês faz palestra sobre reciclagem de resíduos no campus Vitória

Pesquisador inglês faz palestra sobre reciclagem de resíduos no campus Vitória

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2019, 17h51 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2019, 17h51

O evento acontece na próxima segunda-feira (3), no miniauditório I do campus.

O Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), promove na próxima segunda-feira (3) a palestra “Processos integrados de reciclagem”. O evento será ministrada pelo doutor em química pela Universidade de Cambridge, Athan Fox, no miniauditório I do campus, às 15h40. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário on-line

Na ocasião, o pesquisador e diretor de tecnologia e inovação da empresa inglesa Aurelius apresentará projetos que incluem a reciclagem de baterias de chumbo ácido; baterias de íons de lítio; catalisadores usados (da indústria petroquímica); pneus descartados; e resíduos urbanos.

Um dos projetos apresentados envolve a tecnologia de reciclagem de pasta de bateria de chumbo ácido, chamada “processo verde”, que elimina gases nocivos sem custo adicional e produzem baterias a partir de óxido de chumbo reciclado com maior densidade de energia e ciclos aprimorados em comparação com as baterias atuais no mercado. Essa pesquisa é realizada com o Ifes, por intermédio do projeto Embrapii-IFES NovoPb, do Polo de Inovação Vitória, em parceria também com as empresas brasileiras Antares e Tudor, e com um grupo de pesquisa da Universidade de Cambridge (Inglaterra).

“Nosso objetivo é revolucionar a reciclagem. Nossa visão é a de uma teia de indústrias, em que os resíduos de um córrego são o fluxo de alimentação de outra corrente. Essa sinergia nos ajudará a criar uma cidade ecológica onde nada além de lixo entra e nada além de produtos saem”, afirmou Athan.

Saiba mais sobre o projeto Embrapii-IFES NovoPb
O projeto Embrapii-IFES NovoPb trata da implantação de um processo mais sustentável de reciclagem de baterias de chumbo-ácido, utilizadas em automóveis, e está sendo desenvolvido por pesquisadores do Ifes em parceria com as empresas brasileiras Antares e Tudor, um grupo de pesquisa da Universidade de Cambridge e a empresa inglesa de reciclagem Aurelius. O método foi pensado por pesquisadores da universidade britânica, e terá sua primeira implantação em escala de planta-piloto no Brasil.

No dia 4 de abril deste ano, a pesquisadora líder do projeto, Deise Menezes Santos, apresentou os resultados da primeira etapa do trabalho aos diretores das empresas parceiras. Após a apresentação, Deise foi a Governador Valadares para montagem e teste do forno de calcinação, que faz parte da previsão para a implantação da planta-piloto naquela cidade. O projeto também foi apresentado pela pesquisadora durante a 4° Feira Nacional e Internacional de Baterias de Chumbo (Fenibat), realizada entre os dias 26 e 28 de maio, em Londrina, PR.