Página inicial > Notícias > Novo ponto eletrônico terá início nesta segunda-feira (1º)

Novo ponto eletrônico terá início nesta segunda-feira (1º)

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 12h33 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 15h00

Servidores devem ficar atentos à nova rotina de registro de frequência.

Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) utilizarão, a partir da próxima segunda-feira (1°), o novo sistema de ponto eletrônico da instituição, pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG-Ifes). Durante todo o mês, os setores ligados à gestão de pessoas em todas as unidades participaram e promoveram treinamentos para a utilização do novo sistema. Também foram divulgados um manual de utilização, vídeos explicativos e um documento com perguntas frequentes, que podem ser utilizados por servidores e chefias imediatas em caso de dúvidas.

A partir de agora, os servidores técnicos administrativos devem ficar atentos para registrarem seu ponto na chegada, antes do almoço, após o almoço e no final de sua jornada diária. Os docentes também terão uma nova rotina: precisarão registrar a frequência no sistema apenas em dias de aulas, avaliações e atendimentos obrigatórios aos estudantes. O restante da jornada será regulado por meio do Plano e do Relatório Individual de Trabalho (PIT/RIT).

“O mais importante neste primeiro momento é que os servidores entrem no sistema e registrem a frequência com tranquilidade. O SIGRH tem uma interface amigável, é de fácil gestão e traz um banco de horas transparente. Pelo espelho de ponto é possível fazer quase tudo. O sistema passou por testes, já detectamos problemas que foram resolvidos, mas sabemos que há a possibilidade de novos erros ocorrerem. Vamos corrigindo aos poucos nesta fase de implantação”, afirmou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo.

Para o reitor do Ifes, Jadir Pela, o momento também deve ser tratado com tranquilidade. “Nós sabemos que os servidores do Ifes cumprem a sua jornada de trabalho com responsabilidade e compromisso. Isso faz parte da cultura da qualidade promovida na instituição e é o que precisamos entregar para a sociedade. O nova forma de registro do ponto eletrônico é importante porque cumpre as exigências de transparência e organizará melhor o trabalho que já realizamos”, afirmou.

A mudança no sistema de ponto foi motivada pela publicação da instrução na Instrução Normativa 02/2018 da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, publicada em setembro de 2018, e por recomendações do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União (CGU) em auditorias sobre o registro de ponto.

O estudo sobre como implementar o novo sistema foi realizado por uma comissão formada por servidores técnicos administrativos, docentes, gestores, além de representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

Acesse todas as informações sobre o novo ponto eletrônico do Ifes em: bit.ly/ponto-ifes.  Dúvidas sobre o sistema devem retiradas com as Coordenadorias de Gestão de Pessoas (CGGPs) dos campi.