Página inicial > Notícias > Ifes tem três novos softwares registrados pelo INPI

Ifes tem três novos softwares registrados pelo INPI

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 18h25 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 16h05

Os projetos são dos campi Cachoeiro de Itapemirim, Serra e Vitória.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve três certificados de registro de software concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) nos últimos meses. Os certificados foram concedidos aos programas Fidelia, do Campus Vitória; Repositório de Processos de Negócios (RPN), do Campus Serra; e ao programa Guided Local Search Iterativo para resolução do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), do Campus Cachoeiro de Itapemirim.

O Fidelia é um programa desenvolvido no Campus Vitória pelo aluno Daniel Campos Pompermayer, orientado pelos professores Clainer Bravin e Márcio Almeida Có. Trata-se de uma biblioteca programada em linguagem Python que ajuda a identificar parte dos falsos alarmes de fraudes em unidades consumidoras de energia elétrica e, assim, evitar inspeções desnecessárias por parte das equipes da distribuidora.

Já o PCV foi elaborado pelos professores Bruno Missi Xavier, Douglas Gusson e Leandro Ferreira de Oliveira, do Campus Cachoeiro de Itapemirim, e visa à resolução de problemas de alta complexidade na área da computação e pesquisa operacional. O software tem como diferencial a otimização do tempo de resolução das questões em relação aos demais programas da área.

O RPN é um sistema desenvolvido pelo professor Mateus Conrad Barcellos da Costa e pelo aluno Jean Carlos Penas, do Campus Serra. O programa é baseado em tecnologia web e armazenamento em nuvem voltado para apoiar o gerenciamento de conhecimento e aprendizado organizacional por meio de processos de negócio.

Ele se propõe a facilitar a integração de pessoas e proporcionar a produção e disseminação de conhecimento nas organizações, com o objetivo de apoiar o treinamento e a capacitação pessoal; o levantamento de requisitos de software; e auditorias sobre o funcionamento e conformidade das organizações, entre outras funções. O sistema está em desenvolvimento de atualizações mais inteligentes, com o objetivo de auxiliar a execução de serviços, bem como melhorar sua qualidade e produtividade.

Assunto(s): inpi , softwares , registro , patente