Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Ibatiba reúne instituições de apoio à pessoa com deficiência
Início do conteúdo da página

Campus Ibatiba reúne instituições de apoio à pessoa com deficiência

Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 16h40 | Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2019, 09h14

O encontro contou com a participação de representantes das Apaes e das prefeituras de nove municípios da região.

 

07 24 encontro apaes ibatiba 4

O Campus Ibatiba realizou, no dia 24 de julho, o primeiro Encontro das Apaes das regiões Caparaó e Serrana, com o tema “Unidos pelo fortalecimento da rede de apoio à pessoa com deficiência”. O evento teve como objetivo apoiar e fortalecer a rede de apoio à pessoa com deficiência, por meio do intercambio entre as instituições da região.

O encontro é um desdobramento do projeto de extensão "Programa de apoio à educação inclusiva e de qualidade". O programa propõe ações para a formação de professores e educadores e para a inclusão social da pessoa com deficiência na região do Campus Ibatiba e municípios próximos. De acordo com Amanda de Almeida Soares, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus, “a iniciativa buscou criar um espaço de diálogo com a rede de apoio à pessoa com deficiência, de forma que o campus fomentasse o encontro entre instituições dessa rede para que se tracem estratégias de melhoria no atendimento global e se oportunizassem parcerias”.

Participaram 140 pessoas, entre pessoas com deficiência e profissionais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e Associações Pestalozzi, dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, dos municípios de Ibatiba, Afonso Cláudio, Ibitirama, Venda Nova do Imigrante, Alegre, Castelo, Conceição do Castelo, Brejetuba e Muniz Freire.

O encontro contou com palestra sobre Saúde Institucional e mesa-redonda com o tema “Ações inclusivas nas áreas de atuação da rede de apoio à pessoa com deficiência”. Também foram ofertadas oficinas para os autodefensores, que são pessoas com deficiência intelectual que representam as Apaes na defesa de direitos no âmbito coletivo. Os autodefensores são eleitos a cada dois anos pelos próprios usuários, profissionais e pais dos atendidos.

Entre os resultados, foram iniciadas parcerias entre a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes) com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a criação de ações de formação profissional para pessoas com deficiência. O Campus Ibatiba também estabeleceu parceria com as Apaes para a formação de um grupo de trabalho sobre currículo funcional e sua aplicação ao ensino de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

07 24 encontro apaes ibatiba 6

07 24 encontro apaes ibatiba 2

registrado em:
Assunto(s): extensão , napne , inclusão
Fim do conteúdo da página