Página inicial > Notícias > Reitoria Itinerante inicia nova etapa com reuniões em Montanha e São Mateus

Reitoria Itinerante inicia nova etapa com reuniões em Montanha e São Mateus

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 18h01 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 10h23

A partir desta terça-feira (6), os gestores retornam aos campi para prestação de contas.

Em 2018 a gestão do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) se lançou em uma jornada para aproximar a reitoria dos campi e ouvir as demandas prioritárias de estudantes e servidores. A ação é uma das diretrizes do Plano Governança 2017-2021, lançado pela gestão do Ifes em fevereiro do ano passado.

Ao longo de oito meses, a equipe gestora percorreu o estado para se reunir com a comunidade acadêmica de cada um dos 21 campi, do Centro de Referência de Formação e de Educação a Distância (Cefor), do Polo de Inovação e da Reitoria. Ao todo, foram realizadas 92 reuniões para prospecção e para encaminhamento das 230 demandas apontadas por alunos e servidores.

A metodologia incluiu reuniões preliminares com representantes dos estudantes e com todos os coordenadores dos campi para identificar as pautas prioritárias de cada segmento. Em um segundo momento, a equipe da Reitoria foi aos campi e realizou reuniões com cada segmento para pactuar as prioridades e definir os encaminhamentos.

E a partir desta terça-feira (6), a Reitoria Itinerante inicia a sua quinta etapa. O reitor do Ifes, Jadir Pela, e sua equipe retornarão a cada um dos campi para prestação de contas das ações pactuadas, com a avaliação das soluções implementadas, tanto as concluídas ou quanto as soluções em curso.

Um dos desafios dessa nova fase da Reitoria Itinerante é verificar se as demandas foram atendidas plenamente e contextualizar quanto aos fatos que impediram a realização parcial ou integral de algumas demandas.

A questão orçamentária é certamente um dos pontos a ser debatido nesse retorno aos campi, dada a frustração das expectativas quanto ao aporte de recursos provenientes de emenda parlamentar de bancada, em 2018.

As reuniões desta etapa vão começar pelos campi Montanha (06/08) e São Mateus (07/08). Confira mais informações sobre a Reitoria Itinerante em reitoriaitinerante.ifes.edu.br.