Página inicial > Notícias > Ifes leva inovação para estande na Mec Show 2019

Ifes leva inovação para estande na Mec Show 2019

Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 12h06 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 16h01

Diversas empresas incubadas apresentarão seus produtos no evento, a partir desta terça-feira (6).

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) levará diversas empresas incubadas e associadas ao seu estande na MEC Show 2019, um dos principais eventos do setor industrial do Estado, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, no Carapina Centro de Eventos, na Serra. A empresa Fleximetal está incubada no Campus Serra; a empresa MPA está incubada no Campus Vitória; e a empresa Tezca está incubada no Campus São Mateus. Já as empresas Intechno e Zaruc passaram pelo processo de incubação no Campus Serra, foram graduadas e hoje são associdadas à unidade.

Todas as empresas foram aprovadas nos processos seletivos nos Núcleos Incubadores dos respectivos campi. A Incubadora do Ifes é uma estrutura em rede que conta hoje com 12 núcleos incubadores que trabalham em rede e prestam suporte para os empreendedores, fortalecendo o ambiente de inovação e criado oportunidades na economia local. Representantes da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), do Polo Embrapii Ifes e da Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Facto) também estarão presentes na feira metalmecânica.

“Nosso objetivo é apresentar os produtos já desenvolvidos pelas empresas incubadas em parceria com os nossos grupos de pesquisa, ouvir as demandas e prospectar novos projetos com as empresas participantes da feira. A Facto também estará com a gente para facilitar esse contato e esclarecer sobre como essas parcerias podem ser formadas”, afirmou a diretora de Extensão Comunitária e Relações Empresariais do Ifes, Elizangela Broetto.

Um dos projetos presentes no evento é a Válvula Multivias da Tezca, empresa incubada no Campus São Mateus. O grande diferencial da válvula é a automação, que gera economia, produtividade, melhora qualidade e o manejo. O sistema que comanda o conjunto de bombas e registros é inteligente e aciona os motores na hora certa, uma solução robusta e inovadora.

Outro projeto é o Sensor Roll, desenvolvidas pela MPA, empresa incubada no Nivix, do Campus Vitória. A solução permite a pesagem do conteúdo das caçambas roll on/off antes do seu içamento e é voltada para empresas e entidades governamentais que operam resíduos sólidos utilizando caminhões. Os objetivos principais são prolongar a vida útil dos caminhões, dos implementos e anular a ocorrência acidentes e multas provenientes do sobrepeso.

Esse projeto também foi selecionado para participar da sétima edição do Prêmio MEC INOVA, que será realizado durante a Mec Show. O objetivo do prêmio é fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico, selecionando o Projeto Mais Inovador do Espírito Santo nas áreas de Metalmecânica e Elétrica.