Página inicial > Notícias > Empresas incubadas e pós-incubadas no Ifes se destacam em feira e prêmio do setor metalmecânico

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 18h19 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 18h19

Das seis empresas com projetos indicados ao prêmio MEC Inova, duas participaram do programa de incubação do Ifes.

Empresas que passaram e que estão passando pelo processo de incubação no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) se destacaram na MEC Show 2019, feira do setor metalmecânico realizada entre os dias 6 e 8 de agosto, no Pavilhão de Carapina, na Serra. O Instituto levou para o local um estande com banners e produtos das empresas Zaruc, Tezca; Fleximetal Brasil e Intechno. A MPA, atualmente incubada no Núcleo do Campus Vitória.

Durante o evento, foi concedido o Prêmio MEC Inova, que visa fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no cenário capixaba. A Zaruc, empresa vencedora, apresentou uma solução responsável por facilitar a leitura automática de medidores de energia em áreas de grande extensão e de difícil acesso. Para isso, é utilizado um sistema de comunicação sem fio, que simplifica o processo de leitura e proporciona economia de tempo e praticidade na coleta dos dados.

Além da Zaruc, a MPA Soluções de Engenharia também concorreu ao Mec Inova. A empresa apresentou o projeto Sensor Roll, uma solução que permite a pesagem do conteúdo das caçambas roll on/off antes do seu içamento. Dessa forma, a ferramenta permite prolongar a vida útil dos caminhões e diminuir a ocorrência de acidentes e multas provenientes do sobrepeso.

No estande do Ifes, muitos visitantes pararam para observar a Bancada de Motores com Dinamômetro Didática e a maquete do motor de um veículo híbrido, da Intechno. A empresa, que atua na área da educação, elabora equipamentos que facilitam a visualização do conteúdo teórico em sala de aula, aliando a teoria à prática profissional.

A bancada de motores foi desenvolvida com o objetivo de demonstrar os efeitos da carga mecânica no eixo de motores ciclos Otto e Diesel, assim como a programação de um módulo de injeção eletrônica e sua influência no rendimento do motor. Já a maquete representa o sistema de transmissão de um veículo híbrido, movido por um motor de combustão a gasolina e um elétrico.

Também estava presente no estande do instituto a empresa Fleximetal Brasil, que apresentou, durante o evento, o poste inteligente (Flipposte). Trata-se de um acessório com uma dobradiça acoplada à haste da luminária do poste, que pode ser manipulada do chão. Dessa forma, o equipamento permite que as manutenções dos postes sejam realizadas ao nível do solo, evitando possíveis acidentes de trabalho.

Incubação
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico local e para a criação de projetos inovadores, o Ifes conta, atualmente, com 12 núcleos incubadores que trabalham em rede e prestam suporte a empreendedores capixabas. Nesse contexto, empresas de diversos segmentos contam com o apoio de espaços e profissionais da instituição que auxiliam no desenvolvimento e fortalecimento de seus arranjos produtivos.

Para o ex-aluno do Ifes e sócio da Intechno, Giovani de Oliveira Silva Junior, o processo de incubação no Campus Serra auxiliou a empresa a firmar sua estrutura empreendedora e administrativa. “A incubadora pegou a nossa boa ideia e aliou a uma estrutura que não tínhamos, eles nos deram assessoria jurídica e contábil, nos ensinando a caminhar como empresa”, conta.

Já para Huarley Lemke, sócio da Tezca, um dos pontos mais positivos da incubação está na oportunidade de poder usufruir da tecnologia oferecida pelo Ifes. “A instituição nos abraçou em diversas áreas e nos dá um retorno muito positivo, tanto no aspecto de estrutura e logística, quanto na oportunidade de nos conectar ao mercado”, afirma.

A Tezca, incubada no Campus São Mateus, é uma startup com foco em soluções de inovação na automação de irrigação. Durante a Mec Show, apresentou o projeto da válvula multivias, responsável por automatizar o processo de irrigação de lavouras. Para isso, o sistema que comanda seu conjunto de bombas e registros funciona de maneira inteligente, acionando e parando os motores na hora certa. Assim, a instalação do equipamento permite utilizar a água de forma mais racional e econômica, além de aumentar a produção e reduzir o consumo de energia.

Assunto(s): mec inova , mec show , incubadoras