Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2020

Inscrições abertas para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2020

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 17h25 | Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2019, 17h27

Os projetos podem ser submetidos até o dia 30 de outubro.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, abriu inscrições para a 18º edição da sua mostra de projetos. Os projetos podem ser submetidos até o dia 30 de outubro, pelo site.

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os candidatos devem ter no máximo 20 anos. Os projetos podem ser realizados individualmente ou em grupos de até 3 pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador. Os trabalhos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Na primeira etapa de seleção, professores da Universidade de São Paulo (USP) e de universidades parceiras avaliarão os projetos e escolherão cerca de 300 finalistas para participarem da mostra, em março de 2020, na USP. Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa; e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Durante a mostra, os estudantes serão avaliados por mais de 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria. Diversas instituições públicas e privadas também distribuirão prêmios, como estágios; bolsas de estudo; equipamentos eletrônicos; visitas técnicas; e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

Sobre a Febrace
A Febrace é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), que tem como objetivo estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

A feira propicia também a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Inserida no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos e realiza, desde 2003, um evento anual que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia na Universidade de São Paulo (USP).

Assunto(s): febrace , projetos , inscrição