PRPPG divulga comunicado a respeito das bolsas do CNPq
A pró-reitoria foi notificada sobre a suspensão de indicação de novos bolsistas.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes esclarece que foi notificada, na quinta-feira (15), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a respeito da suspensão de indicação de novos bolsistas das modalidades de Iniciação Científica (Pibic), Inovação Tecnológica (Pibiti) e Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr).
De acordo com o CNPq, das 27 bolsas cedidas ao Pibic, todas foram implementadas. No entanto, das 23 bolsas destinadas ao Pibiti, 22 foram implementadas e apenas uma não pôde ser efetivada em função de problemas no sistema, já reconhecido pelo próprio conselho. A mesma situação aconteceu com as bolsas do Pibic-Jr cedidas ao Ifes, sendo que 48 das 50 bolsas foram implementadas.
Conforme a notificação dada pelo CNPq, não há possibilidade de regularizar o pagamento para as bolsas que não puderam ser implementadas devido a problemas técnicos nas plataformas de fomento. Isso significa que as bolsas não estão mais disponíveis. Além disso, as bolsas atualmente vigentes têm garantia de pagamento apenas até o mês de agosto, cujos valores serão depositados no início de setembro, segundo informações da Coordenação de Programas Acadêmicos do CNPq (Copad).
Diante disso, a PRPPG aguarda novo posicionamento do conselho. Caso não tenha nova orientação, todas as bolsas implementadas na plataforma do CNPq serão cortadas, sendo necessária a reorganização da distribuição das bolsas, conforme as regras estabelecidas nos Editais Picti. A pró-reitoria estuda medidas para minimizar o prejuízo causado pelo corte de bolsas.
Redes Sociais