Página inicial > Notícias > Estudante do Campus Aracruz é selecionado para participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2019

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 17h05 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 17h06

Ele foi um dos dois jovens escolhidos para representar o Espírito Santo no programa.

66272719 2369966359717719 4632674355371835392 n

O estudante João Felipe da Paixão Pereira, do Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foi selecionado para participar do Parlamento Jovem Brasileiro (PJM) 2019. Ele foi um dos dois jovens escolhidos para representar o Espírito Santo no programa, que tem como objetivo proporcionar a 78 estudantes brasileiros a experiência de participarem de uma simulação da jornada parlamentar dos deputados federais em Brasília.

Para participar do PJM, cada candidato elaborou um projeto de lei, que passou por um processo de seleção realizado pela Câmara dos Deputados. O projeto formulado por João Felipe prevê a criminalização do preconceito ou discriminação contra pessoas em situação de rua e institui a Semana Nacional de Combate à Violência, Preconceito ou Discriminação contra Pessoas em Situação de Rua. De acordo com o projeto, essas mudanças seriam realizadas por meio da alteração da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, e o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 do Código Penal.

Segundo João Felipe, ele conheceu o programa através de uma postagem no Facebook e foi atraído pela proposta. “A área política e do direito passaram a me chamar muita atenção depois que tive contato com Simulação Geopolítica do Ifes (SiGI), e a possibilidade de mudar cenário a minha volta através desses mecanismos é algo que espero ter em meu futuro”, conta.

As atividades a serem realizadas pelo PJB serão realizadas entre os dias 23 e 27 de setembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. De acordo com João Felipe, a experiência proporcionada pelo programa será aproveitada ao máximo por ele. “Em Brasília meu desejo é aproveitar o máximo possível da experiência e me aprofundar no ambiente de um deputado, além de aprender muito com o processo de aprovação de novas leis. Também pretendo defender o meu projeto e fazer com que ele seja aceito na minha comissão, tendo em vista que o PL se trata de um avanço na legislação em relação a população em situação de rua”, afirma.

Assunto(s): pjb , estudante , campus aracruz