Página inicial > Notícias > Simpósio dos Programas de Pós-Graduação do Ifes recebe inscrições de servidores e alunos

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 14h52 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 14h53

Evento será realizado em 5 e 6 de setembro, no Campus Vitória.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) promove nos dias 5 e 6 de setembro o Simpósio dos Programas de Pós-Graduação do Ifes. O evento será realizado no Campus Vitória e tem o objetivo de propiciar a integração e a troca de experiências, abrangendo temas como as avaliações da Capes para as diferentes áreas. A programação é voltada especialmente aos docentes e técnicos atuantes nos programas e aos mestrandos.

As inscrições estão abertas. Além de ouvintes, os mestrandos do Ifes podem se inscrever para apresentar trabalhos em forma de banners ao longo do evento. A maior parte dos debates do simpósio ocorrerão de forma conjunta, mas haverá momentos de divisão da programação para dois diferentes grupos: um denominado Ensino e Fronteiras do Conhecimento, que engloba os mestrados na área de educação e ensino; e outro denominado Engenharias, Tecnologias e Fronteiras do Conhecimento, para a área de engenharias.

A abertura está marcada para as 17h do dia 5, no Teatro do Campus Vitória. A primeira conferência será apresentada pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapes), Denio Rebello Arantes, com o tema “Interlocuções da Fapes com os programas de pós-graduação stricto sensu como indução para a pesquisa capixaba”.

No dia seguinte, as atividades serão iniciadas com um “Panorama sobre a Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação”, que contará com a participação de representantes da Capes. Em um segundo momento, serão abordadas as avaliações específicas de cinco áreas. À tarde, haverá duas mesas-redondas simultâneas, cada uma focada em um dos grupos maiores (Ensino e Engenharias e Tecnologias).

O diretor de Pós-Graduação do Ifes, Pedro Leite Barbieri, ressalta que é uma excelente oportunidade para compreender os critérios de avaliação dos programas. “Existem regras que a Capes está aprimorando, e este é um assunto que acaba ficando um pouco confuso ainda. Esse é um momento para a gente poder entender e se organizar para atingir os objetivos traçados”, afirmou.

Acesse o SigEventos e faça sua inscrição: https://sigeventos.ifes.edu.br/evento/SPI2019

Veja a programação de palestras e mesas-redondas:

5 de setembro

17h – Abertura
17h30 – Conferência: Interlocuções da Fapes com os programas de pós-graduação stricto sensu como indução para a pesquisa capixaba (Denio Rebello Arantes, presidente da Fapes)

Local: Teatro do Campus Vitória

6 de setembro

8h – Panorama sobre a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação (Representantes da Capes e da Ufes)
10h – Intervalo
10h30 – Panorama sobre a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação (Representantes da Capes e da Ufes) – Dividido por áreas

12h30 – Intervalo de almoço

14h – Mesa-redonda 1: Experiências em análise e produção de recursos educacionais articulados à pesquisa em ensino