Página inicial > Notícias > Projeto dos campi Barra de São Francisco e Itapina propõe soluções a melhoria da renda e da qualidade de vida do homem do campo

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 10h41 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 13h31

Propostas criadas por estudantes podem embasar novas políticas públicas para produtores rurais da Região Noroeste.

Uma proposta inovadora: aplicar já no Ensino Médio uma metodologia internacional – a Triple Helix Innovation – que alia academia, a indústria e governos para promover o desenvolvimento econômico e social de uma região. No projeto-piloto desenvolvido pelos campi Barra de São Francisco e Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), estudantes tiveram o desafio propor, dentro dessa metodologia, soluções conjuntas para a melhoria da renda e da qualidade de vida dos produtores rurais da região.

Os temas discutidos abordaram o endividamento na agricultura familiar; associações rurais femininas; crise econômica e desaceleração no mercado consumidor; e conflitos familiares entre alunos do curso técnico e pais. Os relatórios com as propostas dos estudantes serão entregues a representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colatina e à prefeitura do município para apoiar o desenvolvimento de novas políticas públicas voltadas ao homem do campo.

A experiência envolveu quatro turmas do terceiro ano dos cursos técnicos integrados do Campus Itapina, totalizando 110 alunos. Cada turma foi dividida em três grupos representando academia, governo e negócios. Os alunos assumiram funções de administrador, gerente financeiro, gerente de marketing, gerente de pessoas, consultor jurídico, gerente de tecnologia da informação e gerente de pesquisa e desenvolvimento.

O trabalho foi coordenado pelo professor José Claudio Valbuza, com o apoio do professor Thiago Stelzer e da assistente de administração Camila Meneghelli. Valbuza destaca do diferencial da experiência. "Até onde temos conhecimento, essa metodologia só era discutida nos cursos de graduação e pós-graduação, o que coloca os campi Itapina e Barra de São Francisco em alinhamento com discussões internacionais sobre o tema", afirmou.

Conferência Internacional de Inovação

heraldo franca

O projeto-piloto também teve como resultado o trabalho "The Triple Helix of innovation in the technical courses integrated to middle school - government, academy and industry together in construction of intervention proposals for family agriculture", apresentado pelo professor Everaldo de França, do Campus Barra de São Francisco, na última Conferência Internacional de Inovação, na África do Sul.

Everaldo conta que a proposta do Ifes conquistou o segundo lugar na conferência e pode ainda contribuir para a internacionalização do currículo institucional. “A partir de agora, a ideia é que o projeto passe por alguns ajustes para que seja realizado novamente e possa ser executado também por outros campi do Ifes”, finalizou.