Página inicial > Notícias > Novo texto do Proensino aborda regime de dependência nos cursos técnicos

Novo texto do Proensino aborda regime de dependência nos cursos técnicos

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 13h23 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 13h25

Projeto da Proen lança conteúdos para auxiliar na compreensão de diversas questões pedagógicas no Ifes.

Já está publicado o quarto texto do projeto Proensino, que tem o título “Progressão parcial e regime de dependência nos cursos técnicos”. O Proensino é um projeto da Pró-Reitoria de Ensino que tem o objetivo de auxiliar na compreensão de diversas questões pedagógicas dentro do Ifes, utilizando conteúdo direto e de rápida leitura.

O texto explica, por exemplo, que o Regulamento de Organização Didática (ROD) da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Ifes estabelece que a progressão regular na série depende do cumprimento da frequência escolar e da pontuação mínima exigida; mas que a promoção parcial está vinculada somente ao rendimento escolar, uma vez que a insuficiência da aprendizagem pode/ ou deve ser objeto de correção nos regimes de dependência, já as faltas não.

Os textos anteriores do Proensino foram lançados nos meses de abril, junho e agosto. O primeiro falava sobre “Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: que aluno(a) queremos formar?”. Já o segundo abordou o tema “Recuperar pra quê?”. O terceiro leva o título “Nome Social: Por quê? Pra quê? Pra quem?”

Os conteúdos têm sido construídos a partir de questões levantadas na rotina de trabalho da Assessoria de Gestão Educacional da Proen. Os textos foram redigidos por uma comissão de docentes, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais e discentes de cursos de licenciatura (Letras e Pedagogia).

Acesse o texto “Progressão parcial e regime de dependência nos cursos técnicos”.

Confira a página do Proensino.