Página inicial > Notícias > Ifes recebe nova patente de invenção

Ifes recebe nova patente de invenção

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 14h29 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 16h42

Nova tecnologia posiciona a amostra de impacto de aço e de outros materiais de acordo com a Norma Brasileira.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) emitiu mais uma carta-patente em nome do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Desta vez, foi concedida a patente de invenção do processo “Sistema Automático de Posicionamento de Amostras para Ensaio de Impacto Charpy”, cujo depósito havia sido feito em 2012.

O trabalho foi desenvolvido pelos pesquisadores do Campus Vitória Christian Mariani Lucas dos Santos, Claudio Patrocinio Junior, Silas Gambarine Soares e Sávio Cuzzuol de Oliveira. Eles encontraram uma forma de posicionar a amostra de impacto de aço e de outros materiais de acordo com a Norma Brasileira. O novo processo, agora patenteado, demonstra o desenvolvimento da educação aliada à tecnologia e inovação, trazendo visibilidade para a instituição.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do Campus Vitória