Página inicial > Notícias > Equipe do Campus Colatina vence Competição Latino-Americana de Robótica

Equipe do Campus Colatina vence Competição Latino-Americana de Robótica

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 16h01 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 13h45

Das 11 categorias disponíveis, a equipe Titãs da Robótica teve conquistas nas três em que participou.

LARC2019

A equipe Titãs da Robótica, formada por estudantes e professores do Campus Colatina, mais uma vez se destaca na Competição Latino-Americana de Robótica (LARC), que está em sua 18ª edição. O evento aconteceu junto à XVII Olimpíada Brasileira de Robótica, no Rio Grande/RS, de 22 a 26 de outubro de 2019.

As competições apresentam vários desafios para os estudantes envolvendo a programação de robôs autônomos, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a pesquisa na área de Robótica Autônoma Inteligente na América Latina. O coordenador da equipe Titãs da Robótica, professor Renan Osório Rios, comemora: "Essa é uma vitória não só dos membros da Titãs, mas de todos os patrocinadores da equipe, servidores e estudantes do Campus Colatina, que nos motivam a continuar e não medem esforços para que alcancemos novas conquistas".

Das 11 categorias disponíveis, a equipe colatinense teve conquistas nas três em que participou:

Primeiro lugar na categoria Sek: consiste na montagem e programação de robôs autônomos usando kits educacionais aprovados para a competição. A classificação foi conquistada, também, em 2016, tornando a equipe bicampeã na categoria.
- Alisson Luiz de Sousa Vighini;
- Héricles Fernandes.
Professor orientador: Igor Carlos Pulini.

Segundo lugar na categoria Cospace: programação de robôs autônomos para simulação de resgate.
- Guilherme Furtado Ronconi Vieiras;
- Guilherme Ratti Moraes;
- Pedro Henrique Marcillino de Souza.
Professor orientador: Jean Eduardo Glazar.

Terceiro lugar na categoria Futebol 2D: programação de jogadores de futebol virtuais que competem contra outro time em uma partida em duas dimensões.
- Daniel Tadeu Donateli;
- Douglas Allan Braga;
- Gustavo Linhaus Fernandes;
- Jean Pandolfi;
- Waschington Luiz Menezes Filho.
Professor orientador: Giovany Frossard Teixeira.

Finalista na Olimpíada Brasileira de Robótica - Modalidade Prática: direcionada a estudantes do ensino médio. Os competidores programam robôs autônomos desenvolvidos pela própria equipe para resgatar vítimas, sem interferência humana, em um ambiente repleto de obstáculos. Segundo os organizadores, em 2019 participaram mais de 5.000 equipes de todo o país. A equipe Titãs da Robótica do Campus Colatina ficou na 42° colocação nacional.
- Geanderson Lemonte;
- Mateus Krause Eleoterio;
- Vinicius Rossmann Nunes.
Professor orientador: Julio Cesar Goldner Vendramini.

A Titãs da Robótica é composta, também, por uma equipe administrativa orientada pela professora Joanita Espanhol e composta pelos estudantes Anna Tália, Carla Thoner, Ricardo Violetti e a funcionária Rosangela de Freitas.

A equipe conta com o patrocínio das empresas Basis Tecnologia da Informação S.A., Imagination Media LLC, Vixteam Consultoria & Sistemas e Frigorífico FRISA que contribuíram com o pagamento de hospedagem, transporte e compra de materiais e equipamentos para o desenvolvimento dos robôs.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Campus Colatina