Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudantes e professores podem se inscrever em bolsas de estudos no Japão
Início do conteúdo da página

Estudantes e professores podem se inscrever em bolsas de estudos no Japão

Publicado: Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 09h15 | Última atualização em Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 09h15

As inscrições vão até 21 de fevereiro.

O Governo do Japão está com inscrições abertas, até 21 de fevereiro, para bolsas de estudos para brasileiros em universidades japonesas. São ofertadas bolsas nas seguintes modalidades: Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa.

A bolsa de Treinamento de Professores é destinada a docentes de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, com o objetivo de realizar pesquisas em áreas relacionadas à educação, em uma universidade japonesa.

Há ainda oportunidades para estudantes universitários de língua, literatura e cultura japonesas, por meio da bolsa de Língua e Cultura; e para universitários de qualquer área, descendentes de japoneses (nikkei), que tenham no mínimo um ano de estudo da língua japonesa, na modalidade bolsa de Língua e Cultura Japonesa para Descendentes Japoneses.

Os interessados deverão apresentar o formulário de inscrição devidamente preenchido e acompanhado da documentação requerida, ao Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, que recebe inscrições somente dos candidatos residentes na área de sua jurisdição: Espírito Santo, Minas Gerais (exceto Triângulo Mineiro) e Rio de Janeiro.

Para cada modalidade de bolsa há um processo seletivo distinto. Confira o edital de cada modalidade em: rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas.html.

registrado em:
Fim do conteúdo da página