Ifes terá processos 100% digitais em 2020
Resolução CS nº 55/2019 regulamenta todas as etapas do processo.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) terá, em 2020, todos os seus processos abertos ou cadastrados exclusivamente na forma digital, por meio do SIG/SIPAC, com tramitação exclusiva na forma eletrônica. A resolução do Conselho Superior nº 55/2019 aprova o regulamento de abertura, cadastro, autuação e movimentação de processos eletrônicos e documentos digitais no âmbito da instituição.
De acordo com o documento, a partir deste mês, o recebimento e registro de documentos físicos externos apresentados por pessoas sem acesso ao SIG-Ifes será feito exclusivamente pelo setor de protocolo ou unidades protocolizadoras da Reitoria e dos campi, que o encaminhará eletronicamente para a unidade de destino para autuação. Já os processos na área de Ensino serão os últimos a tramitarem nessa modalidade, já que tiveram o prazo prorrogado para 31 de março (conforme Resolução CS nº 56/2019).
Caso o SIG/SIPAC não possua determinado tipo documental essencial às atividades do setor, seu responsável deverá solicitar a necessidade documental à DRTI, por meio do serviço de chamados (https://suporte.ifes.edu.br/ti), descrevendo a atividade que o documento se propõe e os campos que deverá ter. Casos omissos e excepcionais serão resolvidos pela Pró-reitoria de Orçamento e Administração (Proad).
Redes Sociais