Página inicial > Notícias > Professores do Ifes capacitam produtores do norte capixaba para produção de cafés especiais

Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 14h04 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 14h04

A ação é realizada em parceria com a Cooabriel e visa capacitar 105 produtores.

Professores do Campus Venda Nova do Imigrante, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), vão ministrar o Curso de Produção de Cafés Especiais para produtores de café conilon do norte do Estado. A ação é realizada em parceria com a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) e visa capacitar 105 produtores para a produção de cafés especiais.

Os professores Lucas Louzada Pereira, Evandro de Andrade Siqueira e Aldemar Polonini Moreli estão a frente do curso, que faz parte de um projeto do Ifes – Campus Venda Nova do Imigrante e do Sicoob – ES, que tem como meta a capacitação de 700 famílias em todo o Estado. No ano passado, 300 famílias da região sul serrana do Espírito Santo participaram do curso.

As aulas da primeira turma acontecerão de 24 a 27 de março, em São Gabriel da Palha, com a participação de produtores de São Gabriel da Palha, Vila Valério, Águia Branca e Alto Rio Novo. A seleção dos produtores foi realizada pela Cooabriel entre os seus associados. Há previsão de outras duas turmas.

De acordo com o professor Lucas Louzada Pereira, o principal desafio da capacitação é romper o paradigma de produção do café conilon, mudando da produção de café como commodity para trabalhar com a produção de cafés especiais. “Envolve uma reconfiguração produtiva, que permite ganho de qualidade do café”, explica.

No dia 19 de fevereiro, os professores e mais de cinquenta produtores participaram de um encontro preparatório para o curso na sede da Cooabriel, em São Gabriel da Palha. A capacitação é de Formação Inicial e Continuada (FIC), semipresencial e envolve aulas teóricas e práticas, com aulas presenciais e atendimento online ao vivo, além de atividades de campo.

Curso em Rondônia
Os professores do Ifes – Campus Venda Nova do Imigrante vão aplicar a mesma abordagem com produtores em Rondônia, também neste mês de março. Por meio de parceria com o Sebrae e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), eles ministrarão o curso a 200 famílias para a produção de cafés especiais.

Com informações da Cooabriel