Página inicial > Notícias > Ifes, Acaps e Prefeitura de Vitória realizam campanha de arrecadação de alimentos e materiais de limpeza

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 13h38 | Última atualização em Quinta, 26 de Março de 2020, 15h20

Doações serão encaminhadas às famílias que estão em dificuldade financeira por causa da pandemia de coronavírus.

Uma parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Prefeitura de Vitória (PMV), a Associação Capixaba dos Supermercados (Acaps) e uma rede de coletivos, entidades, movimentos e associações comunitárias que participam da rede Vitória do Bem realiza, a partir desta sexta-feira (27), a campanha #vitoriasolidaria.

O movimento tem o objetivo de arrecadar alimentos, material de limpeza e de higiene pessoal para as famílias necessitadas de Vitória, impossibilitadas de trabalhar durante o período de isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19.

O Centro de Eventos da Fábrica de Ideias será a sede logística da campanha. As doações serão recebidas nos supermercados de Vitória ou pelo aplicativo de pagamentos eletrônicos PicPay. Já a distribuição acontecerá por meio dos coletivos e entidades da rede Vitória do Bem, um programa da Prefeitura de Vitória (PMV) voltado para ações sociais por meio do trabalho voluntário.

Segundo o Reitor do Ifes, Jadir José Pela, o momento é de união de pessoas e instituições para proteção de quem está em dificuldade por conta da pandemia. “Mais uma vez o Ifes, a Prefeitura de Vitória, empresas e outros parceiros da sociedade organizada atuam de forma coordenada para contribuir com aqueles que mais precisam em nossa sociedade”, destaca.

Doações

A arrecadação será feita a partir desta sexta-feira (27) nos supermercados Carone, Perim, Extrabom, Epa, São José e outros estabelecimentos filiados à Acaps.

A doação também poderá ser feita pelo aplicativo PicPay, por meio de um link disponibilizado pela empresa, ou diretamente na conta @vitoriasolidaria. Neste caso, voluntários da campanha  providenciarão a compra dos itens e encaminharão à Fábrica de Ideias.

As pessoas podem doar produtos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, fubá, farinha de mandioca, farinha de trigo, canjiquinha, açúcar, leite em pó, biscoito, pó de café, óleo e achocolatado em pó.

Também são aceitos materiais como sabonete, papel higiênico, álcool gel, água sanitária, produtos para limpeza de banheiros e de cozinha, desinfetante, vassoura, balde, bacia, palha de aço, sacos de lixo e panos de chão.

Entrega das cestas básicas

Os interessados em receber as cestas básicas que se enquadrem no público da campanha e já estão mapeados pela rede Vitória do Bem ou já se encontram cadastrados na distribuição de cestas básicas da Prefeitura não devem se preocupar, pois continuarão recebendo por este mesmo formato.

Os demais interessados que necessitem e ainda não participam de nenhum programa de assistência social do município devem procurar os canais de atendimento Fala 156 (por telefone) e 156 Online, no aplicativo Vitória Online ou no portal www.vitoria.es.gov.br. Após o registro do atendimento, uma triagem será realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Vitória (Semas).

A entrega para as famílias será feita de diversas formas, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas no menor tempo possível. Coletivos cadastrados na rede Vitória do Bem e organizações da sociedade, como igrejas, movimentos comunitários entidades de assistência social, vão fazer a distribuição nas comunidades onde atuam.

Servidores da Prefeitura vão fazer a distribuição no Banco de Alimentos, no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) e outros espaços das regiões de São Pedro, Santo Antônio e Centro.

Montagem e logística

Toda a parte logística, como o transporte, a guarda dos donativos e a montagem das cestas básicas será organizada a partir da Fábrica de Ideias, imóvel que tem a gestão compartilhada entre o Ifes e a PMV.

Nesta quarta-feira (25), o espaço recebeu equipes de limpeza e desinfecção. A preparação também conta com o planejamento de cuidados necessários para proteção de voluntários,  servidores do Ifes e da prefeitura que atuarão na campanha.

"Até o início desta sexta-feira (27), nosso Centro de Eventos estará completamente operacional para a logística da campanha”, explica Tadeu Pissinati Sant’Anna, diretor de Implantação da Fábrica de Ideias.

Vitória do Bem

Vitória do Bem é um programa da Prefeitura de Vitória, que conecta por meio de uma plataforma interessados em participar de ações voluntárias e organizações da sociedade que atuam desenvolvendo atividades e prestando serviços que demandam voluntariado. O programa foi criado em 2018, como resultado da  Mobilização Cidade do Bem, conduzida pela prefeitura, moradores, igrejas, comerciantes e lideranças comunitárias de Vitória.

Além de atividades regulares de iniciativa das organizações, como arrecadação de material escolar e reforma de bikes para doação às pessoas carentes, a rede também é acionada em momentos de crise, como nas últimas enchentes que atingiram o Espírito Santo.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Vitória.

Assunto(s): doações , PMV , fábrica de ideias