Página inicial > Notícias > Campus Vitória participa de manutenção de equipamentos do Hospital Dório Silva

Campus Vitória participa de manutenção de equipamentos do Hospital Dório Silva

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 14h31 | Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2020, 14h42

Ação conjunta envolve ainda a Ufes, o Governo do Estado e a Findes.

campus vitoria dorio silva 01

Uma ação conjunta entre o Ifes – Campus Vitória, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) mobiliza profissionais para realizar a manutenção de cerca de 150 equipamentos hospitalares, como respiradores artificiais, monitores, macas e camas do Hospital Estadual Dório Silva, na Serra. A ação, motivada pela pandemia do coronavírus, teve início na Ufes, a partir de uma comissão da Universidade que promove ações de enfrentamento ao coronavirus, conforme explica o professor Marcelo Segatto. “Começamos o trabalho com os equipamentos no laboratório de manutenção montado no Centro Tecnológico da Ufes e a ação foi ganhando força com mais colaboradores. Já tinha amizade com outros professores do Ifes e os convidei para apoiarem. Eles prontamente nos atenderam e, de forma bem rápida, atualmente estamos com 15 docentes, entre Ifes e Ufes, atuando nestas manutenções”, comentou Segatto.

No Campus Vitória, os servidores atuam na manutenção de camas hospitalares. Ao todo, cerca de 30 camas passarão por manutenção. Segundo o professor Paulo Henrique Zanandrea, foi criada uma rede de colaboração: “O Segatto entrou em contato comigo e começamos a mobilização com outros professores, que logo se prontificaram a ajudar e a ação acabou crescendo. Vemos tanto os servidores quanto as empresas muito solícitas e com muita disposição. A ideia de fazer as manutenções das camas no Campus Vitória aconteceu, principalmente, por causa do espaço físico que temos, que são as quadras. Além de ser um local arejado, é coberto”, frisou ele, destacando que os envolvidos estão tomando todos os cuidados necessários, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e sendo cautelosos com a higiene e com a distância de segurança.

campus vitoria dorio silva 02

Já o professor do Campus Vitória, Mauro Silva Piazzarollo, que também atua na ação conjunta, disse que o trabalho de manutenção começou nesta quarta-feira (8), com oito camas. “Inicialmente, estamos trocando as peças entre os equipamentos e colocando para funcionar o que é possível. Já fizemos contato com a empresa que produz as camas para o envio das peças necessárias”, explicou ele, enfatizando que empresas privadas parceiras se prontificaram a custear as peças de manutenção.

O diretor-geral do Campus Vitória, Hudson Luiz Côgo, destaca que a ação conjunta envolve professores das Coordenadorias de Eletrotécnica e Mecânica do campus e frisa que os docentes foram orientados quanto aos cuidados pessoais e à utilização dos EPIs. “Ficamos orgulhosos da ação dos professores e sabemos que muitos outros servidores estão envolvidos em importantes ações neste momento de isolamento social”, comentou.
Os professores envolvidos na ação conjunta destacam que empresas interessadas em apoiar a ação podem fazer contato por meio da Findes.

Contribuição
Para a Diretora-Geral do Hospital Dório Silva, Katiana Erler, a parceria “é excelente e contribui demais com o trabalho da equipe do hospital”. “Não temos nos hospitais próprios da rede, ainda, engenharia clínica montada. Por isso, temos uma demora longa para a manutenção. No caso destas camas, conseguiremos substituir camas antigas por estas, que são mais confortáveis, e ainda conseguiremos colocar quatro leitos de UTI ativos, que vamos complementar dentro de uma unidade com dez, para o atendimento aos infectados pelo coronavirus”, explicou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Vitória