Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PRPPG divulga projetos selecionados para Programa Pesquisador Produtividade
Início do conteúdo da página

PRPPG divulga projetos selecionados para Programa Pesquisador Produtividade

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 13h01 | Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2020, 13h33

Confira os projetos aprovados.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgou o resultado do edital do Programa Pesquisador Produtividade (PPP), instituído pela Resolução CS nº 10/2019. O PPP visa disponibilizar parte da carga horária para a execução de atividades de pesquisa com entregas definidas voltadas a produção bibliográfica, orientação de alunos, captação de recurso, disseminação da pesquisa na instituição, consultoria e assessoramento. Lançado em novembro passado, o edital selecionou 26 projetos de 11 campi do Ifes.

“O edital propõe uma dedicação considerável de carga horária para os pesquisadores contemplados realizarem suas pesquisas, de tal modo que muito desse esforço culminará em elevação dos índices de interesse institucional. Ou seja, esse programa conduz os pesquisadores a produzirem, sob encomenda, produtos de interesse institucional, que são indicadores de extrema relevância para a pesquisa institucional”, explica o diretor de pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli. “Os projetos selecionados representam o início de um planejamento mais estruturado da pesquisa institucional, com entregas bem definidas, e aliado a outras ações promovidas pela pró-reitoria a fim de formar o planejamento estratégico da pesquisa institucional", complementa.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva, conta que o programa foi feito no sentido de estimular os pesquisadores a desenvolverem atividades de pesquisa de alto impacto e alto rendimento. “O PPP destina parte significativa da carga horária dos pesquisadores para o desenvolvimento das pesquisa a ponto de alcançar resultados”, ressalta. Ele lembra que o programa define bem as faixas de carga horária em três modalidades: PQ-3, com destinação de 8 até 11 horas para pesquisa; PQ-2, com 12 a 15 horas; e PQ-1, de 17 a 20 horas. "Elas se diferenciam em relação aos tipos e números de entregas que deverão ser realizadas, ao final de dois anos”, explica. “Esse é um pequeno passo para alavancar a pesquisa de alto rendimento no Ifes", finaliza o pró-reitor.

Resultado
De acordo com o resultado do edital, foram selecionados 4 projetos PQ-1; 6 projetos PQ-2; e 16 projetos PQ-3. Entre as áreas contempladas, estão: Ciências Agrárias (11 projetos); Ciências Exatas e da Terra (8); Engenharias (3); Ciências Humanas (3) e Ciências Sociais Aplicadas (1). O Campus de Alegre foi o campus que submeteu mais propostas (5), seguido dos campi Itapina e Serra (4 projetos cada). De acordo com o edital, a previsão de início das atividades para os pesquisadores é no segundo semestre deste ano.

Entre as entregas previstas pelo programa estão: produção bibliográfica (Artigos Qualis A e Resumos completos), orientação de alunos (Iniciação Científica, Mestrados e Doutorado), disseminação da pesquisa no Ifes, consultorias e assessoramento, atuação em curso de pós-graduação, captação de recurso e processo de internacionalização da pesquisa institucional.

Confira o resultado do Programa Pesquisador Produtividade: prppg.ifes.edu.br/editais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página