Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Estudantes do Ifes são finalistas da Feira Brasileira de Jovens Cientistas
Início do conteúdo da página

Estudantes do Ifes são finalistas da Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Publicado: Terça, 26 de Maio de 2020, 14h55 | Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2020, 15h05

Alunos de Alegre e Vitória tiveram projetos selecionados para o evento, que será todo on-line.

Estudantes dos campi de Alegre e Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foram selecionados como finalistas da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) 2020. O evento será totalmente on-line e acontecerá por meio do canal do YouTube, entre os dias 26 e 28 de junho. A FBJC tem como objetivo divulgar os projetos científicos para o público geral, além conectar jovens cientistas entre si, com instituições e pesquisadores.

 

Do Campus de Alegre, as estudantes Giovana Andreia de Souza Freitas (do curso Técnico em Informática), Lívia Amorim da Cunha (do Técnico em Agroindústria) e Lorena de Souza Quinelato (do Técnico em Agropecuária) apresentaram o trabalho “Uma nova forma de ver a Matemática Escolar”. A orientação é do professor Rafael Silva Ribeiro.

 

Ele explica que um dos objetivos principais é mostrar “como a Matemática esteve aliada à sociedade em diferentes épocas, seja no conhecimento puramente matemático, seja no conhecimento tecnológico, para resolução de problemas”. Para isso, as estudantes realizam diversas atividades, como pegar um problema matemático e trabalhar de formas variadas, não apenas com soluções padronizadas dos livros ou fórmulas, utilizando também ferramentas tecnológicas.

 

Já o estudante Matheus Martins Marinato, do curso Técnico em Eletrotécnica do Campus Vitória, participa com o projeto “Subproduto do amendoim como corante eco-friendly”. A orientação do projeto é da professora Rute Janaína da Costa Silva. O objetivo é estudar e propor o uso do corante da pele de amendoim em produtos cosméticos. 

 

Segundo Matheus, há algum tempo ele esperava por uma oportunidade igual a esta: “Desejava participar de uma feira de pesquisas e inovações, e recentemente descobri sobre FBJC, o que me motivou a buscar um projeto para participar. Depois de um período de pesquisas e hipóteses, o aprendizado acerca do método científico foi de grande valor”, comentou.

 

Acesse o site da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). 

 

*Com informações do Campus Vitória.

A orientação do projeto é da professora Rute Janaína da Costa Silva.

registrado em:
Fim do conteúdo da página