Página inicial > Notícias > Conif lança painel com ações da Rede Federal durante pandemia

Conif lança painel com ações da Rede Federal durante pandemia

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 11h04 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 11h44

Veja o quantitativo geral do que foi produzido pelas instituições em todo o Brasil.

Produção de álcool (líquido e gel 70%) e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desenvolvimento de aplicativos para acompanhamento da evolução do novo Coronavírus (COVID-19) e para facilitar o comércio dos mais variados setores no contexto de isolamento social, além da doação de alimentos e kits de higiene.

A lista resume uma série de projetos que – foram e ainda estão sendo colocados em prática – pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, desde 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a existência da pandemia de COVID-19.

Com o objetivo de difundir as iniciativas dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lança, nesta segunda-feira, 1º/6, o Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19”.

“Neste momento de pandemia, a Rede Federal segue se empenhando para contribuir com a sociedade, realizando as ações de ensino, pesquisa e extensão em conjunto com todos aqueles que necessitam, para amenizar os efeitos dessa crise", declara o presidente do Conif, Jadir Pela.
Mapa – A primeira fase da plataforma mostra a contribuição de cada uma das instituições com a força-tarefa mundial para deter o número de contaminações, internações e óbitos.

Um contador mostrará o quantitativo geral do que foi produzido pelas unidades como, por exemplo, mais de 153 mil litros de álcool em gel 70%, de 197 mil máscaras e a confecção de quase 66 mil protetores faciais.

As atividades envolveram gestores, professores, estudantes, técnicos-administrativo e egressos, ademais de parcerias (públicas e privadas) e inúmeros voluntários da comunidade externa, que se uniram respeitando a suspensão das aulas em razão do isolamento social.

O Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19” será aperfeiçoado ao longo dos próximos meses. A cada fase serão agregados novos dados que ficarão disponíveis para consulta ao público em geral, destacadamente, no que diz respeito à transparente aplicação dos recursos públicos destinados à Rede Federal compromissada com a educação pública, gratuita e de qualidade.

Projeto – A plataforma foi viabilizada pelo Conif a partir de uma proposta do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). De acordo com o reitor do Instituto, Eduardo Modena, a ideia apresentada levou em consideração layout e dados de mapas que já haviam sido criados por outras instituições da Rede.
“Esse trabalho é voltado para a comunidade acadêmica e para todos os brasileiros. Internamente, reafirmamos a importância do nosso modelo baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão. Para toda a sociedade, é uma forma de mostrar que recursos para educação, não são gastos, mas sim, investimentos. E, enquanto instituições públicas, efetivamos um dos pilares da Administração Pública: o da publicidade”, diz Modena.

Coube aos integrantes do Fórum dos Gestores de Tecnologia da Informação (Forti), a construção do Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19”. A coordenadora do Forti, Carla Pires, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), explica que a construção do painel partiu de definições como: estrutura do sistema, descentralização, criação de usuários, alimentação das informações em cada instituição, dentre outros aspectos.

“Nossa ideia é manter em constante evolução dois focos de desenvolvimento: tornar o sistema o mais flexível possível, com todos os aspectos configuráveis; e realizar melhorias de layout, levando em consideração as demandas que possam surgir. Ainda alinhados com o Conif, a possibilidade de viabilizarmos o mapeamento para outros nichos de ações produzidas pela Rede Federal, pensando já no momento pós-pandemia”, afirma Carla.

Acesse o Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19”

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif

Assunto(s): conif , rede federal , mapa