Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campi do Ifes organizam eventos online em alusão ao Dia do Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Campi do Ifes organizam eventos online em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 15h46 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 15h46

Confira as atividades programadas e participe!

Na sexta-feira, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação do meio ambiente. No Brasil, o Decreto nº 86.028 de 27 de maio de 1981, criou a Semana do Meio Ambiente, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre as questões ambientais.

As Semanas do Meio Ambiente fazem parte do calendário acadêmico dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os eventos presenciais foram suspensos mas alguns campi programaram atividades online para marcar a data. Confira:

Campus Colatina
O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Tabocas, do Campus Colatina, promove a I Semana do Meio Ambiente, que acontecerá de forma totalmente virtual, envolvendo lives, vídeos, desafios e outras atividades durante todo o mês de junho. Na sexta-feira (5), será divulgado um vídeo de abertura da I Semana do Meio Ambiente. Também estão previstas quatro lives no Instagram do Campus Colatina (@IfesColatinaOficial), sempre às 15 horas, que abordarão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que compõem a Agenda 2030.

No decorrer do mês, serão realizadas ainda outras atividades envolvendo a temática ambiental. O NEA Tabocas propõe ainda o #DesafioJunhoVerde, uma forma de estimular a participação da comunidade do campus na ação por meio do Instagram.

Acesse mais informações sobre as atividades programadas.

Campus Ibatiba
O Campus Ibatiba realiza, na sexta-feira (5), às 14h, o Fórum de Discussão online cujo tema é o Projeto de Lei Geral de Licenciamento Ambiental, que está em trâmite na Câmara dos Deputados. Especialistas da área analisarão os aspectos técnicos do projeto de lei e suas consequências para os profissionais da área. O fórum será transmitido pela RNP e os participantes receberão certificados. Clique aqui e acesse a sala de conferência virtual.

A mesa de discussão, composta por especialistas da área, conta com o convidado Maxuel Beteste, ex-secretário Municipal de Meio Ambiente de Muniz Freire/ES, para debater o tema com os professores Nelson R.N. Del’Antonio, mestre em Ciências Florestais; e Benvindo Sirtoli Gardiman, doutor em Produção vegetal. A mediadora da discussão será a professora Maria Cláudia Lima Couto, que é doutora em Saneamento, Meio ambiente e Recursos hídricos; com o apoio dos professores Lorena Ferrari Secchin e Flávio Costa Cerqueira.

Saiba mais.

Campus Vila Velha
A Feira de Meio Ambiente é um evento de ensino idealizado pelos integrantes do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), do Campus Vila Velha em alusão ao dia do Meio Ambiente. Devido à pandemia, a segunda edição do evento acontecerá em ambiente virtual, na sexta-feira (5), tendo como tema “Desequilíbrio ambiental: a ação humana e o aumento de doenças".

O objetivo é levantar reflexões sobre os problemas ambientais gerados pela ação antrópica e suas consequências para a saúde dos seres humanos. Para discutir o tema foram convidadas pesquisadoras, especialistas nas áreas de Meio Ambiente e Saúde, que participarão de lives no Instagram do Campus Vila Velha (@ifesvilavelhaoficial).

A II Feira de Meio Ambiente pretende também ser um espaço de divulgação de projetos e práticas em Educação Ambiental desenvolvidos no Campus Vila Velha. Além disso, o evento online promoverá a mostra artística de vídeos, desenhos e textos produzidos pelos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em alusão ao tema. Os trabalhos serão expostos no site do campus.

Confira a programação.

Campus Vitória
A celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente no Campus Vitória será com a realização do seminário “Educação Ambiental em tempos da Covid-19: Compartilhando saberes”, que acontecerá neste sábado (6), das 8h30 às 13h e das 14h às 17h30. O evento, que tem realização do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do campus em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), será transmitido por meio da plataforma BigBlueButton (BBB) de webconferência.

A programação conta com mesas de debates virtuais, exibição de vídeos e palestras sobre ecossistemas. As inscrições podem ser feitas pelo site sites.vitoria.es.gov.br/inscricao, até as 23h56 de quinta-feira (4). Os inscritos receberão, por e-mail, o link com a chave de acesso para o seminário. Haverá certificados para todos que participarem.

Veja a programação completa.

Fonte: Coordenadorias de Comunicação Social e Eventos dos campi mencionados

Fim do conteúdo da página