Página inicial > Notícias > Formação do Ifes auxilia docentes da rede pública a elaborar aulas a distância na pandemia

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 14h29 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 16h22

Curso dos campi Venda Nova, Ibatiba e Barra de São Francisco passou a ser prioritariamente on-line para ajudar professores a atuar diante da nova realidade.

Uma iniciativa dos campi Ibatiba, Venda Nova do Imigrante e Barra de São Francisco vem auxiliando professores das escolas a lidar com as novas demandas educacionais surgidas com a pandemia da Covid-19. O Curso de Práticas Pedagógicas, criado em uma parceria dos campi do Ifes com as Secretarias Municipais de Educação de Venda Nova, Ibitirama e Muniz Freire tinha a proposta de ser parcialmente presencial, mas foi reconfigurado para ser ofertado a distância e adquiriu um papel ainda mais importante pelo momento atual.

A formação tem um total de 588 matriculados. Na região serrana do Estado, são 120 participantes, sendo 90% professores da rede pública de Venda Nova e municípios vizinhos como Castelo, Iúna e Muniz Freire. Eles relatam que já estão vendo resultados do que tem sido aprendido no curso.

O primeiro encontro do grupo aconteceu no dia 5 de março, mas em seguida houve a suspensão das aulas presenciais, então o curso migrou inteiramente para as plataformas on-line. O conteúdo também passou a ser dirigido para atividades que os docentes pudessem aplicar a distância com seus alunos das escolas municipais.

A coordenadora-adjunta do curso, Zâmora Cristina dos Santos, conta que os resultados têm sido muito positivos para todos os envolvidos. “Os professores estão usando as práticas do curso para encaminhar as atividades para os alunos em casa, devido à pandemia, e o resultado está sendo muito gratificante, tanto por parte dos professores quanto dos pais dos alunos que estão recebendo as atividades”, relatou.

A primeira atividade para o eixo do Ensino Fundamental I foi sobre estratégia de ensino de História, na qual foi trabalhado o estudo da História individual. Foi proposto que os alunos elaborassem minibiografias, relacionando fatos de suas vidas a fatos históricos do Brasil na economia, na política e na sociedade.

Na Educação Infantil, foi abordada a estratégia de ensino investigativo. Os professores propuseram atividades seguindo os passos da metodologia científica adaptada para as crianças. Eles puderam escolher entre as propostas de investigar sobre a intensidade do vento, de analisar e classificar sementes, de conhecer um pouco mais do universo ou de descobrir os estados físicos da água.

Mesmo com a necessidade de adaptações, a turma continua animada, segundo a coordenadora do curso, a servidora Amanda de Almeida Soares. Ela conta que a formação tem sido produtiva e, de forma geral, os resultados das propostas orientadas têm encantado.

De acordo com a aluna Cleidiane Ferreira, “o curso de educação infantil que o Ifes está oferecendo se adequou às mudanças e está contribuindo com o nosso trabalho. Através de aula on-line fomos orientados a planejar atividades investigativas a serem aplicadas em casa, foi um sucesso”.

Para a aluna Ingrid Mendes, as atividades estão possibilitando “a oportunidade de poder se colocar no lugar do aluno, de maneira real. Faz sentido para uma aprendizagem que nos reporta a pensar, e essa formação tem proporcionado isso de maneira real e prazerosa”.

A formação seguirá até o mês de novembro. Na avaliação da Secretaria de Educação e da Coordenação de Extensão do Campus Venda Nova já fica um sentimento de satisfação por poder colaborar com o desenvolvimento educacional em uma época em que é necessário encontrar novos caminhos para o processo de ensino-aprendizagem.

Veja a equipe do Curso de Práticas Pedagógicas:

Amanda de Almeida Soares - coordenadora
Zâmora Cristina dos Santos - coordenadora-adjunta
Paulo William - professor do curso
Conceição Regina Pinto de Oliveira - tutora
Cássio Antunes de Oliveira - tutor
Maria Lorraine Fonseca de Oliveira - tutora
Karina de Andrade e Veronica Pittizer - bolsistas do Ifes
Pedagogas da Prefeitura de Venda Nova: Glauciqueli Brambila Bernabé, Soraya Camata Cevolani Busato e Louise de Moraes Brioschi Spadeto
ecretária de Educação de Venda Nova: Sirlene Maria Ferreira Augusto Mazzocco