Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Software criado pelo Ifes detecta anomalias em ferrovias por meio de técnicas de visão computacional
Início do conteúdo da página

Software criado pelo Ifes detecta anomalias em ferrovias por meio de técnicas de visão computacional

Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 11h16 | Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 11h16

O programa de computador foi desenvolvido para atender uma demanda da empresa Vale, parceira do projeto.

Pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em parceria com a empresa Vale, desenvolveram o programa de computador CABTI (Classificador de Anomalias em Boletos de Trilhos por Imagem). O software emprega as técnicas de visão computacional e aprendizado de máquinas para detectar e classificar o nível de severidade das anomalias presentes na superfície dos trilhos a partir de imagens capturadas da via permanente. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu o certificado de registro de programa de computador ao software.

O programa de computador foi desenvolvido no Laboratório de Tecnologias do Futuro (LabTeF), do Campus Vitória, com o objetivo de atender a uma demanda da Vale. O trabalho faz parte do projeto de pesquisa "Inspeção Automática de Ferrovia e Porto", cujo objetivo é desenvolver ferramentas com uso de tecnologia de sensores, visão computacional e aprendizado de máquinas para melhorar e automatizar o processo de inspeção.

O sistema desenvolvido assegura uma identificação mais rápida e precisa dos defeitos presentes no boleto do trilho através da interpretação das imagens coletadas. Outros trabalhos pesquisados realizam essa inspeção usando equipamentos como lasers, scanners ou outras técnicas. O CABTI pode realizar o diagnóstico da qualidade dos trilhos da via sem a necessidade de estar in loco. A ferramenta auxilia na programação de manutenção preventiva e corretiva, diminui os custos de manutenção e garante coerência nas tomadas de decisões voltadas para a manutenção.

O certificado de registro de programa de computador é resultado do trabalho de mestrado do Paulo Cezar Lobo Rodrigues, que é aluno do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Sustentáveis (PPGTECS), do Campus Vitória. Ele foi bolsista do projeto, com orientação das professoras Shirley Peroni Neves Cani e Mariana Rampinelli Fernandes, coordenadora do projeto de pesquisa. São autores do programa CABTI: o estudante Paulo Cezar Lobo Rodrigues, os professores do Shirley Peroni Neves Cani, Mariana Rampinelli Fernandes e Reginaldo Barbosa Nunes, do Campus Vitória; o professor Flavio Garcia Pereira, do Campus Serra; e os funcionários da Vale André Stanzani Franca, Maria Rachel Máximo e Luciano de Souza Pereira.

registrado em:
Assunto(s): Software , inovação , registro , INPI , Vale
Fim do conteúdo da página